FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

O projeto europeu TRADEIT e o setor da Panificação

Por: Agostinho Magalhães, José Alberto Pereira, Elisabete Ferreira e Elsa Ramalhosa

pao

Resumo

O Projeto TRADEIT, projeto FP7 do 7º Programa Quadro I&DT financiado pela Comissão Europeia, dá suporte a uma rede formada por pequenas e médias empresas (PMEs) Europeias direcionadas para a produção de alimentos tradicionais dos setores da panificação, laticínios e carnes.

No decorrer deste projeto foram organizados diversos eventos e criada uma plataforma designada Mercado Eletrónico, com o intuito de aumentar a competitividade e sustentabilidade das PMEs.

No presente artigo descrevem-se de forma sucinta as atividades realizadas no âmbito do TRADEIT, e em particular as direcionadas para o Setor da Panificação.

Aborda-se ainda a Agenda Estratégica para a Investigação e Inovação, documento que será apresentado à Comissão Europeia e no qual se incorporarão uma lista de prioridades de investimento que dê resposta às necessidades sentidas pelas PMEs.

Introdução

Na Europa o setor alimentar é composto por mais de 300 mil empresas que dão trabalho direto a 4,2 milhões de trabalhadores, correspondendo a 14,6% do volume total de negócios, com um valor superior a 1000 milhões de euros por ano.

A grande generalidade dessas empresas, 99%, são pequenas e médias empresas (PMEs) que são responsáveis por 49% do volume de negócios e geram 63% do emprego, com uma média de 14 funcionários por empresa.

No sentido de valorizar este setor, foi apresentado um projeto FP7, financiado pela Comissão Europeia, intitulado TRADEIT, que se encontra em funcionamento desde novembro 2013, e do qual o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é um dos parceiros.

(Continua)

Nota: Este artigo foi publicado na edição n.º 6 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt