Regras de Publicação

Submissão de Artigos Científicos: Revisão Inter-Pares

A TecnoAlimentares – Revista da Indústria Alimentar, além de artigos técnicos, de divulgação, e extensão rural publica também, no âmbito das Ciências Alimentares, artigos e notas científicas (originais).

Forma de apresentação e submissão de manuscritos a ser submetidos a avaliação inter-pares:

a) Os artigos devem ser escritos de uma forma sucinta e objectiva, devem ser originais, não previamente publicados nem submetidos simultaneamente a outras revistas nacionais ou internacionais.

b) Podem ser escritos em português, espanhol, francês e inglês, mas a sua publicação será feita apenas em português, reservando-se a versão original para publicação on-line.

c) Todos os artigos devem conter título e resumo em língua inglesa.

d) São consideradas páginas escritas as que são redigidas em folhas A4, fonte Times New Roman, 12, entrelinhamento simples e parágrafo simples com margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3 cm. Preferencialmente, os artigos não deverão conter mais de 5 páginas.

e) Os artigos com mais de 5 páginas podem ser publicados em dois números consecutivos da TecnoAlimentar.

f) As ilustrações, gráficos e tabelas devem ser fornecidas em formato electrónico editável.

g) Os artigos deverão apresentar, sempre que possível, a seguinte estrutura:

  1. TÍTULO – Não deverá exceder as 10 palavras.
  2. NOME DOS AUTORES – Nome e Sobrenome; Indicação do serviço, departamento e organismo onde foi realizada a investigação, onde exercem a sua actividade e respectivo endereço, endereço electrónico. Apenas devem constar como autores aqueles que efectivamente colaboraram no estudo e redacção do artigo, podendo responder por aquilo que está escrito.
  3. RESUMO – Até 150 palavras.
  4. PALAVRAS-CHAVE – Até 5 palavras não presentes no título.
  5. TITLE; ABSTRACT e KEYWORDS – deverão seguir o formato anterior.
  6. INTRODUÇÃO
  7. MATERIAL E MÉTODOS
  8. RESULTADOS (e) Discussão
  9. DISCUSSÃO
  10. CONCLUSÕES
  11. AGRADECIMENTOS
  12. QUADROS E FIGURAS – deverão referenciar-se com numeração árabe sequencial; os primeiros como título, as segundas como legendas.
  13. BIBLIOGRAFIA – Todos os trabalhos citados no texto devem figurar e vice-versa. Segue-se o sistema numérico de citação bibliográfica. No texto as citações são identificadas por numeração árabe. A lista bibliográfica deve ordenar-se por ordem de citação no texto:

Por exemplo:

  • Rodrigues, A. e Ferraz, A. 2011. Biotecnologia – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Publindústria, Porto, 282 pp.
  • Silva, J., Pereira, P. e Matos, J. 2012. Higiene do Teto Ponto Crítico de Controle de um HACCP da Produção de Leite. AGROTEC, 2:20-26.

h) Os textos são recebidos pela Redação que os remete para o Conselho Editorial. Poderão ser enviados para: redacao@tecnoalimentar.pt.

i) O Conselho Editorial poderá:

  1. Recusar a publicação;
  2. Submeter o artigo à apreciação anónima pelo Painel de Revisores da TecnoAlimentar;
  3. Propor a publicação do artigo sem revisão inter-pares quando o mesmo tenha interesse mas se considere que não preenche os requisitos para a classe de artigos “científicos revistos”.

j) Os artigos são enviados para revisão por, pelo menos, dois elementos do Painel de Revisores da TecnoAlimentar. Se houver a sugestão de eventuais alterações os autores deverão enviar novo manuscrito que será aprovado pelo Conselho Editorial.

k) Os artigos são publicados na TecnoAlimentar na primeira oportunidade editorial, por ordem de aceitação, ou em data sugerida pela Redação, para conciliar com outros trabalhos a publicar em algum número especial.

l) Tendencialmente, numa edição, não serão publicados mais do que 2 artigos científicos revistos. Os artigos revistos serão devidamente assinalados.

m) Não será aceite qualquer retribuição monetária em contrapartida pela publicação de artigo ou textos científicos revistos.

 

Diretor Editorial

Manuel Rui F. Azevedo Alves (IPVC)

Conselho Editorial

Carla Barbosa (ESTG – IPVC)

Carlos José Dias Pereira (ESAC)

Elsa Ramalhosa (IPBragança)

Helena Mira (IPSantarém)

Luís Patarata (UTAD)

Manuel Vivente Freitas Martins (IP Castelo BBranco)

Margarida Vieira (UAlg)

Maria Beatriz Oliveira (FFUP)

Rui Manuel Maneta Ganhão (I.P. Leiria – Peniche)