FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conheça a candidatura que está na corrida para a valorização dos queijos com DOP da Região Centro

A Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, na qualidade de líder da candidatura ao Aviso CENTRO2030.ITI_PROVERE-2023-1_ Valorização dos Produtos Endógenos: Estratégias de Eficiência Coletiva e a qual escolheu designar de EEC PROVERE_ Queijos Centro de Portugal, dinamizou no passado dia 9 de fevereiro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, a sessão para formalização da assinatura do contrato de consórcio que versará na fase de pré-qualificação ao aviso.

Durante a sessão, foi realizada uma apresentação sucinta da EEC Provere “Queijos do Centro de Portugal” e intervieram, na ocasião, a Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Presidente da Direção da InovCluster. Do consórcio fazem parte, um total de 38 entidades, entre as quais, agrupamentos de produtores, empresas do setor, grupos de ação local, comunidades Intermunicipais, associações empresariais e entidades de ensino superior e do sistema científico.

Tendo como ponto de partida o trabalho já desenvolvido com o Programa de valorização da Fileira do Queijo (projeto que decorreu entre 2019 e 2022 financiado pelo Centro2020, Portugal2020 através do FEDER), a Inovcluster tem vindo a desenvolver um processo de avaliação do Programa de Valorização da Fileira do Queijo do Centro, que arrancou no final de 2022 e se prolongou ao longo de 2023, constituindo-se assim o momento inicial do processo construção da atual proposta de EEC Provere, na medida em que permitiu formular recomendações e sugestões importantes para a sua conformação e estruturação.

Após esta fase de auscultação e envolvimento levada a cabo no âmbito da avaliação do programa anterior, o processo de preparação e construção da EEC Provere “Queijos do Centro de Portugal” acelerou-se a partir de setembro de 2023. Assim, a InovCluster, enquanto entidade líder da parceria, encetou um conjunto de diligências de auscultação e recolha de contributos junto dos principais stakeholders. Esta iniciativa traduziu-se na realização de um conjunto de reuniões e entrevistas para recolha de contributos específicos tendo em vista a montagem da estratégia, das linhas de ação e do modelo e governação a adotar.

Após o lançamento do Aviso para a Apresentação das Candidaturas, em meados de dezembro de 2023, foi planeado e lançado um processo conducente à recolha de contributos para o diagnóstico, ao desenho e co construção da estratégia da EEC Queijos do Centro de Portugal dinamizado pelo InovCluster em estreita colaboração com os principais stakeholders da fileira.

Esta fase foi orientada para promover o envolvimento e a participação de todos os agentes relevantes para a valorização económica dos recursos endógenos dos territórios de baixa densidade dos Queijos do Centro de Portugal e teve como objetivos identificar e caracterizar conjuntamente as principais dinâmicas que definem o diagnóstico do recurso e da fileira e alinhar os agentes do setor em torno dos principais desafios que se antecipam para o mesmo, no curto e médio prazo.

Neste contexto, em janeiro de 2024, foi realizado um Fórum Estratégico e Sessões de trabalho que envolveram a parceria como um todo e contaram com a participação alargada de representantes e instituições que integram o consórcio, mas não apenas. A primeira realizou-se na tarde de 12 de janeiro em Fornos de Algodres , com o objetivo de definir a agenda para a ação através da identificação e validação dos desafios a enfrentar pelo setor e a seleção e estabelecimento das missões a levar a cabo – participaram 24 entidades parceiras; e a segunda ação, a 19 de janeiro no Fundão, foi orientada para processos participativos de diagnóstico, bem como de ideação e cocriação visando a definição da estratégia e a identificação de orientações para o portefólio de ações. Nesta última participaram 27 entidades parceiras.

Aproximando-se a data para a submissão da candidatura à fase de Pré-qualificação, existe grande expectativa que a EEC_ Queijos Centro de Portugal possa passar à fase seguinte, possibilitando a consolidação todo o trabalho feito até aqui, projetandoo no final num projeto compatível com as necessidades da fileira. Relembramos que a Fileira do Queijo tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento económico do território. Todos os meios direcionados para a valorização do recurso endógeno “Queijo” serão fundamentais para cimentar e acrescentar valor às da fileira, tornandoa mais competitiva e uma peça chave para a preservação da identidade histórica, cultural, gastronómica e paisagística desta Região.