FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria Alimentar: 10 empresas que controlam (quase) tudo o que comemos

O site “Food for Thought” reuniu as 10 principais empresas que controlam o mundo da alimentação, tendo por base o relatório da Oxfam International. O relatório é fruto de uma investigação às políticas de funcionamento adotadas pelas empresas alimentares, ou seja, ao impacto das mesmas nas condições de trabalho dos funcionários, no meio ambiente, nas dietas, nos fornecedores, entre outros. Disponibilizando informações como as receitas de cada empresa e o seu lucro líquido, o site decidiu reunir informações base sobre cada uma delas.

Numa entrevista, o diretor do departamento de sector privado da Oxfam, nos EUA, discutiu o impacto que essas 10 empresas têm no mundo. «Se olhar para o sistema global alimentar (…) apenas um punhado de empresas pode ditar as escolhas alimentares, os fornecedores e a variedade de consumidores», disse Chris Jochnick.

1º – Associated British Foods

Com sede em Londres, a Associated British Foods consiste numa empresa multinacional de produção de alimentos, que tem marcado presença em mais de 46 países. Com receitas a rondar 15.8 mil milhões de euros a divisão de alimentação da empresa é considerada a maior do mundo. Esta opera fábricas de açúcar, vende produtos alimentares a clientes diretos, assim como, a indústrias, e fabrica produtos de consumo, como o chá Twinings e o óleo Mazola. Dona de marcas como a Primark, Ovomaltine e a Fleischmann, o lucro da multinacional é de 628 milhões de euros.

2º – Coca-Cola

Com lucros de 6.4 mil milhões de euros, a Coca-Cola está entre as marcas mais valiosas e famosas do mundo. No total, as vendas da coca-cola, ou seja, as receitas, chegaram aos 35.2 mil milhões de euros. Ao longo dos anos a marca tem apostado em inovar, e também, em apoiar diversas causas. Nomeadamente, a desigualdade feminina. Esta tem proporcionado trabalhos igualitários a mulheres que trabalham em fábricas de produção.

3º – Grupo Danone

Sendo a maior vendedora mundial de produtos lácteos, a empresa Francesa tem receitas de quase 22 mil milhões de euros. No que diz respeito ao mercado de vendas o seu maior consumidor é a Rússia, seguida da França, dos EUA e da Indonésia. Para além da venda deste tipo de produtos, a Danone está entre os maiores vendedores mundiais de produtos para bebés no início de vida assim como de águas engarrafadas. Os lucros do grupo rondam 1.5 mil milhões de euros.

4º – General Mills

Betty Crocker, Green Giant e Pillsbury são algumas das marcas mais conhecidas nos EUA que pertencem à General Mills. Com receitas que chegam quase aos 13.5 mil milhões de euros, a empresa teve das pontuações mais baixas por parte da Oxfam no que diz respeito às suas políticas referentes às alterações climáticas. Recentemente a General Mills anunciou algumas iniciativas que visam a redução de emissões de gases que causam o efeito de estufa, e uma maior transparência nos negócios com os fornecedores. Os lucros da empresa são de 1.3 mil milhões de euros.

5º – Kellogg Company

A Kellogg Company diz respeito a uma multinacional americana produtora de cereais como o “Frosted Flakes”. Contudo, em comparação com as principais empresas de alimentos esta é a que regista, em termos de receitas, os valores mais baixos – 11.1 mil milhões de euros. Sendo uma das principais empresas produtoras de cereais do mundo e a segunda maior produtora de biscoitos, esta possuiu um grande número de marcas bem conhecidas, como a Keebler e a Pingles. Ao todo, a empresa produz mais de 1 600 alimentos diferentes comercializados em mais de 180 países. Os lucros chegam aos 1.3 mil milhões de euros. Apesar das baixas qualificações por parte da Oxfarm, a Kellogg pretende reduzir as emissões de gases.

6º – Mars Incorporated

Mars Incorporated é uma fabricante mundial de doces, rações para animais e outros produtos alimentares. Pertencendo à família Mars, esta diz respeito a uma mas maiores corporações privativas dos EUA. Com receitas a rondar 24.8 mil milhões de euros, a empresa é proprietária de algumas das marcas de chocolate mais populares do mundo: M&Ms, Milky Way, Snickers e Twix. Atualmente a Mars é a maior compradora de cacau do mundo. Contudo, os seus lucros não são conhecidos. Relativamente às suas políticas ambientais e de fornecedores, a empresa regista as pontuações mais baixas por parte da Oxfam.

7º – Mondelez Internacional

No ano de 2012 a Kraft Foods foi dividida em duas empresas independentes, a Kraft Foods Group e a Mondelez. Enquanto que o grupo Kraft Foods ficou com as marcas norte-americanas de supermercado, a Mondelez lançou-se nas marcas de doces, ou seja, a Cadbury, a Nabisco, a Oreo, a Trident, entre muitas outras. As receitas da empresa são de 26.5 mil milhões de euros, e os lucros 2.9 mil milhões. De acordo com a Oxfam, a Mondelez recebeu notas baixas relativamente às suas politicas face aos fornecedores e trabalhadores, assim como, questões ambientais.

8º – Nestlé

Das 10 principais empresas no mundo dos alimentos, a Nestlé consiste na maior com mais de 77.9 mil milhões de euros em receitas. Esta é, também, a empresa com melhor avaliação no que diz respeito às políticas adotadas. No relatório de 2013, a Oxfam destacou os esforços da Nestlé aquando da descoberta de abusos trabalhistas na cadeia de fornecimento de cacau na Costa do Marfim. Esta recebeu a pontuação mais alta relativamente à transparência de negócios, uso de água, e questões climatéricas. O lucro da empresa é de 8.4 mil milhões de euros.

9º – PepsiCo

A empresa PepsiCo – para além de possuir marcas de refrigerantes, como a Pepsi, Mountain Dew e Gatorade – controla marcas de alimentos como a Doritos, Quaker e Tostitos. Com receitas que chegam aos 49.9 mil milhões de euros, a PepsiCo representa uma das maiores anunciantes do mundo, pois a Pepsi é uma mas marcas mais valiosas. Apesar de ter um lucro de 5 mil milhões de euros, a empresa recebeu uma pontuação relativamente baixa em pelo menos uma área, por parte da Oxfam. Essa área consiste na responsabilidade de a empresa produzir produtos mais saudáveis.

10º – Unilever Group

Com sede na Holanda, os produtos da Unilever dizem respeito a alimentos e bebidas, tento também uma vertente ligada a produtos de uso pessoal. Com receitas de 51.5 mil milhões de euros, a empresa é proprietária de marcas como a Lipton, Bem&Jerry, Hellmann, entre outras. Dada a sua preocupação no que diz respeito a questões politicas relacionadas com o meio ambiente, trabalhadores e fornecedores, a Unilever Group registou a melhores classificações pela Oxfam. Com exceção da Nestlé, que na sua classificação global ficou no pódio das 10 empresas. O lucro da empresa é de 5 mil milhões de euros.

FONTE: Visão