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Revista TecnoAlimentar

ASPOC lamenta exclusão da carne de coelho do pacto "IVA Zero"

A ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura lamenta a decisão do Governo de não incluir a carne de coelho na lista de bens alimentares isentos de IVA que constam do pacto IVA Zero assinado esta segunda-feira, dia 27 de março.

António Fernandes, vice-presidente da ASPOC, considera que “não se compreendem os critérios que levaram apenas a considerar a carne de porco, frango, peru e vaca” na lista de 44 bens alimentares com IVA Zero que vai estar em vigor nos próximos seis meses. “Sabemos que a fileira da carne de coelho, representada pela ASPOC, não tem a dimensão das outras fileiras, mas trabalhamos todos os dias para garantir um produto de qualidade e a subsistência dos nossos produtores”, realça.

“A carne de coelho é, não só um alimento equilibrado e de alto valor nutritivo, como também uma carne que está vinculada a um modelo de produção tradicional, com processos de produção que respeitam a sustentabilidade ambiental e a vida rural”, sublinha.

O vice-presidente da ASPOC acredita que “o objetivo principal destas medidas do Governo é ajudar as famílias de forma transversal, o pequeno produtor português também faz parte destas famílias, e este tipo de abordagem não vai ajudar a sua subsistência”.

Para a ASPOC, “o correto seria a integração nesta lista de todas as carnes que cumpram critérios de qualidade alimentar, deixando para os consumidores a decisão de escolha. Estando a fileira de carne de coelho a fazer um grande esforço para promover o seu consumo, com o apoio da União Europeia, como é do conhecimento geral, e tradicionalmente é uma carne que faz parte integrante da dieta mediterrânea e das tradições gastronómicas dos portugueses, não se entende a sua não inclusão num “cabaz de bens alimentares definido com base em critérios de saúde…”, como referido no comunicado do Conselho de Ministros extraordinário”.

Recorde-se que a ASPOC, com o apoio da União Europeia, tem em vigor a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” que visa a promoção e divulgação da carne de coelho no mercado português. Este é um projeto une os produtores na missão de incrementar o consumo de carne de coelho na casa dos consumidores portugueses, mas também no próprio canal HoReCa.

Iniciada em 2021, a campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” demonstra que a carne de coelho é, não só, um alimento equilibrado, leve e de fácil confeção, mas também de alto valor nutritivo, com uma produção que respeita a sustentabilidade ambiental e a vida rural, dado que o coelho é das carnes brancas mais sustentáveis no processo de produção.