FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

"Taste Tomorrow" está de volta para revelar as tendências de consumo na panificação, pastelaria e chocolate em Portugal

A Puratos, empresa centenária na produção e investigação nos setores da panificação, pastelaria e chocolate, apresenta as tendências de consumo nestes setores para 2024 no “Taste Tomorrow”, evento que organiza pelo 2º ano em Portugal. O estudo que dá origem ao evento, tem como propósito mostrar as últimas e futuras tendências da Panificação, Pastelaria e Chocolate e assim ajudarmos ao desenvolvimento dos negócios dos nossos clientes. Em 2022, o evento que reuniu entidades do setor contou com mais de 132 participantes e 45 empresas. Este ano, o “Taste Tomorrow” terá lugar no dia 15 de maio no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.

 

A Puratos Portugal desenvolve há mais de 10 anos o estudo “Taste Tomorrow”, o maior estudo do mundo no setor alimentar, que apresenta dados de investigação sobre tendências de mercado internacionais. Através de uma análise profunda sobre os comportamentos, atitudes e escolhas dos consumidores a nível mundial, o “Taste Tomorrow” acompanha a evolução e revela novas tendências de consumo de panificação, pastelaria e chocolate.

Com mais de 20 mil participantes em 50 países, este estudo está na vanguarda das tendências alimentares, utilizando tecnologias de ponta e inteligência artificial para prever e revelar novos padrões de consumo. Esta investigação é complementada com uma rede global de deteção de tendências, uma exaustiva investigação sensorial e uma colaboração com empresas, investigadores e universidades.

Ivan Mellado, o diretor geral da Puratos Portugal assinala: “Na Puratos, consideramos crucial antecipar o futuro. Com o “Taste Tomorrow”, conseguimos construir o maior ecossistema mundial de compreensão do consumidor, e proporcionamos insights valiosos aos nossos clientes e parceiros, enquanto juntos damos um passo em direção ao futuro do consumo”.

De forma a dar a conhecer este estudo ao setor alimentar, a Puratos Portugal criou um evento totalmente dedicada à apresentação e divulgação das tendências de mercado, análise global do consumo de panificação, pastelaria e chocolate, e insights sobre os comportamentos, atitudes e preferências dos consumidores em Portugal e no mundo.

No evento deste ano, serão apresentadas as tendências de consumo específicas do mercado português, juntamente com recomendações para o setor sobre como adaptar os seus negócios para corresponder às futuras expectativas e necessidades dos consumidores. As tendências serão divididas em três pilares: sustentabilidade, saúde e bem-estar, e inovação, com foco no comportamento futuro de consumo dos portugueses.

“Além da apresentação das tendências, os participantes terão a oportunidade de conhecer as soluções da Puratos e explorar receitas sugeridas pela empresa com base nas tendências apresentadas. Com este evento queremos não só fortalecer a relação com os nossos clientes, mas também atrair potenciais parceiros comerciais, aumentando a visibilidade e reputação da Puratos no mercado”, afirma o diretor geral.

O evento, que terá lugar no dia 15 de maio no Centro de Congressos do Taguspark, com uma dinâmica dividida entre apresentação teórica e explicativa das principais conclusões do estudo pela empresa de estudos de mercado Ipsos APEME e por uma materialização através da apresentação, num market place, das soluções Puratos para dar resposta às tendências. O público-alvo são clientes large accounts (retalho, indústria, semi-indústria e Food Service) e Bakery Chains.

Criada em 1919 como uma empresa familiar, hoje a Puratos conta com mais de 10 mil colaboradores e uma presença em 82 países, estando em Portugal desde 1971 e somando cerca de 140 pessoas. A missão era oferecer uma ampla gama de serviços e ingredientes para panificação, pastelaria e chocolate em todo o mundo mas, com a evolução do setor alimentar e os seus desafios, a visão tornou-se algo maior: trazer a inovação a estas três fileiras, onde investe até 2% do lucro global na sua rede de 115 Centros de Inovação e Desenvolvimento.