FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak apresenta solução que reduz o uso de água e as emissões de carbono no setor do leite

No Dia Mundial do Leite, a Tetra Pak, referência no mercado em processamento de alimentos e embalagens, apresentou o seu novo portefólio de soluções de tratamento térmico (UHT 2.0) e o novo tipo de embalagem Tetra Pak ® E3/Speed Hyper. Estas soluções dão resposta às necessidades urgentes do setor do leite em matéria de sustentabilidade, bem como ao compromisso para com a inovação com vista a reduzir a pegada ambiental.

tetra pak

A implementação da nova carteira de soluções UHT 2.0 com tecnologia OneStep da Tetra Pak, em conjunto com o equipamento Tetra Pak® E3/Speed Hyper, permite reduzir o consumo de água e vapor durante o processamento e embalamento de alimentos, e, em simultâneo, produzir uma quantidade inferior de águas residuais, o que contribui para a redução dos custos associados à eliminação posterior das mesmas. Por sua vez, a instalação de uma estação Tetra Pak® de filtragem de água, como complemento da unidade Tetra Pak® E3/Speed Hyper, ajuda os produtores a recuperar até 5500 litros de água por hora de funcionamento da máquina de enchimento (até 95%), e contribui, ao mesmo tempo, para a redução do consumo de água.

Com o crescimento da escassez de água no mundo, as águas residuais estão a tornar-se numa preocupação urgente no setor da alimentação e, em específico, no setor do leite. Até 20% dos clientes da Tetra Pak estão localizados em áreas onde o risco de falta de água é alto ou muito alto e, desde há muito tempo, a empresa tem estado a dar prioridade a ações que representem uma solução para esta questão.

A combinação da solução UHT 2.0 com a tecnologia OneStep e o Tetra Pak® E3 / Speed Hyper resulta numa pontuação elevada nos índices de referência do setor em matéria de sustentabilidade. A pontuação para o índice de gases com efeito de estufa (GEE) é de 0,8, a pontuação no índice de água é de 0,3 e a pontuação de perda de produtos é de 0,71 . Em comparação com uma solução convencional para a linha2 , esta solução ótima integrada reduz as emissões de GEE em 20%, o uso de água em 70% e as perdas de produto em 30%.

Alejandro Cabral, vice-presidente de Soluções de Embalagem da Tetra Pak, declara que “no âmbito do nosso objetivo de reduzir as emissões líquidas de carbono em toda a cadeia de valor até 2050, na Tetra Pak, queremos fazer parte da solução no setor do leite a nível mundial, ajudando a mitigar as mudanças climáticas. Para consegui-lo, estabelecemos como prioridade acelerar o desenvolvimento de equipamentos e soluções de embalagens baixas em carbono, ao mesmo tempo que ajudamos os nossos clientes a alcançar os respetivos objetivos de redução de emissões. Uma parte significativa das emissões que geramos são originadas nas operações nas fábricas dos nossos clientes, pelo que a inovação e a cooperação são fundamentais neste caminho no sentido da descarbonização”.

Por sua vez, Frederik Wellendorph, vice-presidente de Alimentos Líquidos da Tetra Pak, explica: “na Tetra Pak, inovamos constantemente, tanto no processamento como nas embalagens de alimentos para oferecer soluções que permitam reduzir o consumo de água, a pegada de carbono e as perdas de produto. Além disso, oferecemos serviços de avaliação comparativa e melhoria do meio ambiente, ajudando os clientes a alcançar os seus próprios objetivos de sustentabilidade. Por meio deste enfoque holístico da sustentabilidade, o nosso objetivo é ajudar os nossos clientes através dos nossos equipamentos e das nossas embalagens com baixas emissões de carbono, graças à redução dos custos operacionais que estes implicam, oferecendo-lhes uma imagem de marca melhorada e que, como resultado, é atrativa para os consumidores que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade.”

As novidades incluídas no portefólio de produtos UHT 2.0 da Tetra Pak melhoram as possibilidades de automatização e rendimento, com uma oferta que é já a mais forte5 do setor. Este novo portefólio de soluções UHT 2.0, combinado com a tecnologia OneStep, elimina etapas de processamento na linha de produção sem afetar a qualidade do produto final.

A Tetra Pak® E3 / Speed Hyper representa o futuro da produção de embalagens individuais. É a máquina de enchimento assética de embalagens de cartão mais rápida do mundo, com capacidade para produzir até 40 000 unidades por hora, utilizando a tecnologia de esterilização eBeam6 para completar a tarefa de forma mais eficiente e rápida, do que era anteriormente possível. Assim, reduz-se impacto ambiental e torna-se a reciclagem da água mais fácil, combinando a produção de alta velocidade ao baixo custo com importantes vantagens ambientais. Isto porque, além de a capacidade superior poder reduzir os custos operacionais dos fabricantes em até 10%7 , também representa uma alternativa baixa em carbono para os equipamentos de PET assético, já que o consumo de energia e a pegada de carbono são cinco vezes mais baixos do que os relativos às linhas de PET assético.

Um passo em frente rumo à descarbonização

A apresentação desta nova solução para o setor do leite representa um passo em frente no compromisso anunciado pela Tetra Pak em 2020: reduzir as emissões líquidas de carbono nas suas próprias operações até 2030, assim como reduzir as emissões líquidas em toda a cadeia de valor até 2050. Com este objetivo, a Tetra Pak planeou uma mudança profunda nos níveis de investimento em inovação sustentável, destinando, pelo menos, 100 milhões de euros anuais durante os próximos cinco a dez anos. Isto ajudará a empresa a alcançar o seu objetivo de oferecer soluções de processamento e embalagens com uma pegada de carbono mínima.