FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Sovena entra no capital da EcoXperience

O Grupo Sovena, empresa portuguesa detentora de Fula, marca de óleo vegetal líder de mercado, acaba de anunciar a entrada no capital da EcoXperience, empresa do universo MSTN Group, detentora da Mistolin, S.A., referência nacional na área da detergência.

A EcoXperience é um projeto pioneiro no mundo que transforma óleos alimentares usados em detergentes. Empenhado em dar resposta aos desafios da sustentabilidade global, o Grupo Sovena acredita que a solução para reequilibrar o planeta passa por seguir o exemplo da Natureza onde tudo tem um propósito, transformando-se os desperdícios em novos recursos.

Esta operação constitui, por isso, mais um passo nesse desígnio integrando, na sua cadeia de valor, sob um conceito de economia circular, a reconversão dos óleos alimentares em detergentes ecológicos. Para Jorge de Melo, CEO do Grupo Sovena, «esta operação reflete a nossa essência, que passa por acrescentar valor à cadeia, com decisões sustentadas e sustentáveis. Nesta medida, a associação à EcoXperience permite-nos reforçar a adoção das melhores práticas de valorização dos recursos e de eliminação dos desperdícios ao longo de toda a cadeia de produção.»

A EcoXperience é uma empresa 100% portuguesa de base tecnológica, que nasceu em 2016 no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Tudo começou com a investigação de reagentes saponificadores, amigos do ambiente e biodegradáveis, para a transformação de óleos alimentares em kits científicos de sabão líquido. Mais tarde, alargou-se a tecnologia ao desenvolvimento de novos produtos de limpeza, obtidos e comercializados sob um conceito de economia circular.

Os óleos alimentares, depois de recolhidos, transformados, reciclados e valorizados, são colocados no mercado como detergentes biodegradáveis, com baixo impacto ambiental. A estes atributos inerentes ao processo, juntase a filosofia de venda a granel da marca que, em 2020, evitou enviar para o lixo mais de 40 mil embalagens de utilização única.

Para César Henriques, sócio fundador da EcoXperience «A entrada da Sovena reforça a estratégia da nossa empresa, que tem o ambiente, a sustentabilidade e a economia circular como foco principal e que, juntamente com a Mistolin – MSTN Group, aporta um conjunto de sinergias com uma enorme mais-valia para o projeto. Acreditamos que esta categoria de produtos e de detergentes ecológicos continuará a crescer nos próximos anos, e contar com o know how e a credibilidade de uma empresa como a Sovena será importante para adequarmos a resposta à necessidade do mercado e acelerar o crescimento nacional e internacional do nosso conceito inovador».

Sobre o EcoXperience

A EcoXperience é uma empresa de base tecnológica que nasceu no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, substituindo o seu modelo tradicional de comercialização. É através de óleos alimentares usados que marca portuguesa cria detergentes ecológicos, 100% biodegradáveis, vegan e de reduzido impacto ambiental. A empresa tem vindo a desenvolver um conceito diferenciador no mercado desde 2019, altura em que juntou ao MSTN Group, e muito recentemente realizou um rebranding para reajustar o posicionamento da marca e prepará-la para os próximos anos.  

Sobre o Grupo Sovena

A Sovena, do Grupo Nutrinveste, é uma das empresas líderes mundiais no setor do azeite, com as marcas Oliveira da Serra e Andorinha, marcando presença no setor dos óleos vegetais, com a Fula, Vêgê e Frigi. A empresa detém operações diretas em dez países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola – exportando para mais de 70 e empregando mais de 1200 colaboradores em todo o Mundo. Com uma faturação 1.1 mil milhões de euros em 2020, a componente internacional representa 75% do negócio. A nova assinatura - “Feeding Futures” - reflete o posicionamento da empresa em trabalhar para acelerar o futuro sustentável da alimentação global.