FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Reconhecida empresa de logística aposta na sustentabilidade

A CHEP Portugal, empresa de soluções logísticas para a cadeia de abastecimento, juntou-se à GS1 Portugal ao aderir ao projeto Lean & Green, um programa de certificação das iniciativas de autorregulação adotadas por empresas e organizações com vista à redução das emissões de dióxido de carbono inerentes à respetiva operação logística.

lean and green

Para Ana Paula Sardinha, Country Manager da CHEP Portugal, «ao juntar-se à GS1 Portugal, no âmbito do programa Lean & Green, a CHEP passa a integrar uma comunidade com mais de 600 empresas, o que potencia as oportunidades de colaborar em projetos que visem gerar soluções mais sustentáveis para o Planeta. A adesão ao programa Lean & Green permite-nos estar mais próximos das empresas, dando-lhes acesso a ferramentas úteis e à experiência de muitos profissionais, com inputs relevantes que irão permitir melhorar a sua cadeia de abastecimento».

Ainda sobre o potencial do programa Lean & Green, que a GS1 Portugal representa no nosso país desde final de 2019, Ana Paula Sardinha considera que, «com a crescente importância das alterações climáticas, é urgente criar este espaço para reunir o máximo de organizações, informação e soluções em prol da consolidação do seu compromisso com a sustentabilidade, mostrando-lhes que a eficiência da sua cadeia de abastecimento pode e deve estar interligada com os seus objetivos de negócio».

João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, reforçou que «é com enorme satisfação que a GS1 Portugal acolhe a CHEP no programa Lean & Green. Esta adesão é indicadora de uma tendência cada vez mais notória de afirmação do papel central da sustentabilidade na estratégia e no plano operacional das empresas. A comunidade empresarial portuguesa, que a GS1 Portugal se propõe servir na qualidade entidade facilitadora de informação e parceira de confiança, está cada vez mais empenhada em contribuir para a sustentabilidade, sendo a respetiva pegada de carbono uma métrica considerada fundamental. Só esta assunção de corresponsabilidade coletiva e sentido de compromisso permitirão a real adoção do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação Meta Climática 2030, que prevê reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, colocando a Europa numa trajetória que deverá conduzir à neutralidade carbónica até 2050. O programa Lean & Green dá, nesse sentido, um contributo muito relevante ao premiar empresas que se proponham reduzir emissões de dióxido de carbono inerentes à sua operação logística, gradualmente, mas começando numa meta mínima, ambiciosa, de 20%. É com sentido verdadeiro sentido de missão que representamos este programa em Portugal e tudo faremos para mobilizar a comunidade empresarial portuguesa para estes objetivos».

Ainda sobre o programa Lean & Green, João de Castro Guimarães destaca que «este nosso contributo foi reconhecido ao mais alto nível institucional por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que nos deu a honra de simbolicamente entregar os prémios às empresas premiadas da edição de 2020, muito elogiando o mérito da iniciativa e dos objetivos que se propõe. Com o sentido de responsabilidade que este reconhecimento impõe, damos assim as boas-vindas à CHEP e tudo faremos para que consiga implementar os mais ambiciosos objetivos de redução que se propuser».

O programa Lean & Green é uma iniciativa europeia que a GS1 Portugal representa em Portugal e que tem como objetivo final acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por cada patamar alcançado, as empresas são premiadas com uma estrela.

A CHEP junta-se, assim, a empresas como a Delta Cafés e a Nestlé Portugal, premiadas no final de 2020 com uma estrela pela redução, no último ano, de 20% das suas emissões de CO2 através deste programa.

 Para mais informações sobre o projeto Lean & Green, consulte o site da GS1 Portugal.