FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Porto: estudo pretende desvendar mitos alimentares

Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) do Porto estão a desenvolver um estudo para desvendar os mitos alimentares dos portugueses.

alimentacao

O estudo, que conta com a participação de cerca de dez investigadores e professores da ESB da Universidade Católica Portuguesa do Porto, decorre até ao final do mês e pretende recolher informações sobre os hábitos alimentares dos portugueses através de um inquérito online.

Segundo uma das professaras responsáveis pelo estudo, Paula Teixeira, citada pela Lusa, «alguma ideias não deixam margens para duvidas de que são mitos, outras ainda precisam de ser validadas cientificamente porque não há certeza».

«Uma das tarefas, pela qual sou responsável, é replicar em laboratório os comportamentos e práticas que observamos nos consumidores e tirarmos as devidas conclusões», afirmou.

A docente afirma que existem ideias pré-concebidas que «estão completamente erradas», como a ideia de que se «um alimento cair ao chão e ser ingerido em menos de cinco segundos».

«Há também muitas pessoas que dizem que se os ovos são maus vão flutuar. É verdade que se ovo for muito velho vai flutuar, mas um pode estar contaminado com salmonela, que é o que causa problemas de segurança alimentar, e não flutua. O ovo vai ao fundo», exemplificou.

Este estudo, que também está a ser realizado na Noruega, Alemanha, França, Roménia e Hungria, tem permitido «concluir que alguns mitos são comuns aos cinco países».

Paula Teixeira revelou, ainda, à agência Lusa que «a tarefa final» do projeto europeu – SafeconsumE – passa por desenvolver, no prazo de dois ou três anos, uma plataforma online que «chegue mais facilmente ao consumidor e o informe sobre as práticas de segurança alimentar».