FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Parlamento Europeu pede Indicação da Origem na carne usada em Alimentos Preparados

lasanha

A carne utilizada como ingrediente nos alimentos processados, tais como a lasanha, deve ter a indicação do país de origem, como o tem a carne fresca de bovino. Esta é a opinião da Comissão de Alimentação e Saúde Pública do Parlamento Europeu. Pedem à Comissão Europeia que apresente propostas legislativas que permitam recuperar a confiança dos consumidores, depois de acontecimentos como o escândalo da carne de cavalo e outros casos de fraude dos alimentos. A resolução foi aprovoda por 48 votos, com 15 contra e 4 abstenções. Voltará a ir a votos em fevereiro.

Os deputados assinalam que o relatório que apresentou a Comissão Europeia em 2013 reconhece que mais de 90% dos consumidores inquiridos consideram importante que se indique no rótulo a origem da carne dos produtos processados.

Relativamente ao impacto que esta medida poderá supor sobre os preços, os eurodeputados pedem uma informação mais clara, que deve ser concebida em colaboração com as organizações de consumidores e sem que isso atrase as propostas legislativas. Estas propostas devem permitir às empresas europeias que operem de forma viável e em condições compatíveis com o poder de compra do consumidor.
Dependendo do Estado membro em causa, entre 30% a 50% da carne sacrificada é transformada em ingrediente de carne de alimentos, principalmente carne picada, preparados de carne e produtos cárnicos.

Ler aqui.