FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

OE promove ação sobre normalização internacional para as indústrias alimentares

No âmbito dos protocolos de cooperação para a área da Formação, celebrados entre o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), a FIPA e a QUALIFICA/oriGIn Portugal terá início, no mês de outubro, na sede nacional da OE, a ação de formação “Normalização Internacional para as Indústrias Alimentares”.

O evento terá lugar a 11 de outubro, na sala Sande Lemos, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Segundo a OE, os objetivos da ação passam por «dar aos participantes o conhecimento das normas internacionais a adotar na indústria alimentar para cumprir com os requisitos legais a nível de segurança alimentar e, simultaneamente, satisfazer os critérios exigidos pelos clientes com testemunhos de exemplos práticos e pontos críticos»

Do programa vão constar os seguintes pontos fundamentais:

- Contextualização;

- Europa e a globalização;

- Tendências em segurança alimentar;

- Fornecimento sustentável de alimentos.

- Standards/ Normas existentes

- Origens; Histórico; As mais reconhecidas em agroindústrias (AIB; PAS 220; DS 3027E; SQF 2000; BRC Food; IFS; ISO 22000; FSSC 22000); Comparações relevantes.

A formação é dada por Carla Margarida Duarte, Doutorada em Ciências Biológicas e Biomédicas e Especialista em Engenharia Alimentar pela OE.

É também convidada Ana Soeiro, Diretora Executiva da Associação Qualifica, para partilhar o seu conhecimento e experiência na área da Internacionalização dos Alimentos Tradicionais.