FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

igus simplifica o guiamento paralelo de calha articulada e tubo corrugado

Com os novos elos laterais das calhas articuladas E4.1, é possível abraçar os tubos corrugados de forma simples e sem ferramentas.

igus

A igus, empresa especializada em motion plastics, ampliou novamente a série de calhas articuladas E4.1 e oferece agora uma solução para o movimento conjunto da calha articulada e de tubos corrugados. Este sistema E4.1 TUB assegura flexibilidade, facilidade de montagem e elevada duração de vida, num sistema duplo de baixo desgaste.

Os tubos e os cabos, que apresentam uma duração de vida significativamente mais reduzida em relação a outros, são colocados normalmente num tubo corrugado no exterior da calha articulada. Desta forma, a sua substituição pode ser efetuada rapidamente, sem necessidade de abrir a calha articulada.

Para fixar no elo da calha articulada o tubo corrugado da forma mais fácil e estável, a igus desenvolveu novos elos laterais na série universal E4.1. Os elos laterais das calhas articuladas estão equipados com encaixes especiais, nos quais é possível colocar facilmente os clipes para abraçar os tubos. Desta forma, é possível integrar rapidamente o tubo na calha articulada. Até agora as abraçadeiras para os tubos corrugados tinham de ser aparafusadas aos elos das calhas.

Os clipes de abraçadeira estão disponíveis para os quatro tamanhos das calhas E4.1, em combinação com os 8 tamanhos de tubos corrugados de alta qualidade.

Os elos laterais existentes podem também ser substituídos facilmente nas calhas articuladas E4.1 pelos elos de clipe.

Na fixação e montagem do tubo corrugado na calha articulada não são necessitários parafusos nem ferramentas. Tanto a montagem como a desmontagem podem ser efetuadas muito rapidamente e sem dificuldades. A calha articulada e o tubo corrugado são integrados de forma otimizada nas calhas E4.1 TUB para que o sistema completo funcione em harmonia e com elevada duração de vida. O sistema completo foi testado extensivamente no laboratório de testes da igus com 2750 m2.

O sistema modular E4.1 aproveita de forma perfeita o espaço, com elevada proteção dos cabos

Tal como o tubo corrugado, também a calha articulada se distingue pela sua fácil e rápida montagem nas máquinas. As calhas articuladas E4.1 proporcionam a fácil colocação de cabos e tubos graças às travessas de abertura por ambos os lados.

Os utilizadores podem ainda tirar partido da elevada capacidade de carga, robustez e funcionamento silencioso das calhas E4.1, mesmo em espaços reduzidos. Para além disso, é também possível combinar os novos elos laterais com a versão tapada das calhas, R4.1. Assim e consoante as necessidades, é possível combinar diferentes elos laterais, diferentes travessas, tampas, separadores verticais, terminais, abraçadeiras e agora também encaixes para abraçadeiras.

A integração dos tubos corrugados no exterior das calhas E4.1 TUB aumenta facilmente o espaço para passagem de cabos nas calhas sem necessitar de uma substituição mais dispendiosa, sem a substituição dos sistemas existentes e sem um aumento significativo de espaço. A igus oferece assim aos fabricantes de máquinas um sistema útil, disponível em stock para as calhas articuladas com alturas interiores de 32 a 56 mm; a pedido, também até 80 mm.