FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Genutek: Inovação em pavimentos para a indústria alimentar

O crescimento do mercado de processamento alimentar, nomeadamente na área do pescado, tem sido consistente ao longo dos últimos anos.

As previsões, segundo as publicações da especialidade, são de um crescimento médio para o peixe em geral de 4,8% até 2027 e para as rações aquáticas de 5,1% até 2028. Esta evolução traduz-se naturalmente em novas indústrias e propensão para a ampliação das existentes, bem como a entrada de novos players no mercado. Portugal é um dos países com maior consumo de peixe com mais de 60Kg/ano per capita, ultrapassando largamente a média mundial de 19Kg/ano.

Importamos a maior parte do pescado que consumimos, é um facto. Novos modos de vida e alimentação mais saudável, aliados à procura de proteína de qualidade, leva a que o setor do pescado não pare de crescer. O setor aquícola (aquacultura) apresenta-se já como estratégico para a economia, correspondendo à crescente procura e tem tido um desenvolvimento muito importante quer ao nível do desenvolvimento de rações, quer à qualidade do produto final e quantidade que chega às bancas das cadeias de distribuição.

Cada vez mais segura e sustentável, a aquicultura biológica tem subido patamares e é um potencial setor em crescimento. Na Genutek Pavimentos, estamos a acompanhar o crescimento deste mercado e temos nos últimos dois anos potencializado a nossa experiência de 20 anos na aplicação de pavimentos no setor alimentar. Mais de 10 novos projetos em indústrias e renovação/ampliação de muitas mais, foram o consolidar da confiança que os nossos clientes depositam no nosso knowhow e que influenciaram novos clientes na altura da decisão. No final, a satisfação dos que em nós confiam é a melhor publicidade.

Unidades de processamento de pescado fresco, pescado congelado, conserveiras, Fish farms, desenvolvimento de rações, embalamento e distribuição, quer em Portugal como em Espanha, foram projetos desafiantes. O foco na sustentabilidade e de maiores certificações, permite aplicar revestimentos mais amigos do ambiente e em consonância com a segurança alimentar, cumprindo com as normas Isega, Clean Room, Excell Plus ou até HACCP International. Mais uma vez entram em destaque os pavimentos sem cheiro, que não contenham COV (Componentes Orgânicos Voláteis), como a gama Sikafloor Purcem, microbetonilha híbrida de poliuretano/cimento, tendo também altas resistências mecânicas, químicas e ao choque térmico, muito frequente em unidades de processamento.

Sendo Aplicador Aprovado Sika, na Genutek Lda., garantimos aos nossos clientes que todas as especificações dos sistemas aplicados são cumpridas, conforme as melhores práticas do mercado e do fabricante. Em conjunto com o cliente, planeamos e acompanhamos o projeto desde o início, ajudamos na resolução de problemas existentes e colocamos toda a nossa experiência ao serviço de quem a nós recorre.