FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FIPA reforça ligação com os EUA

A FIPA promoveu uma sessão técnica, juntamente com a Embaixada Americana em Portugal, com objetivo de esclarecer os operadores do setor sobre as regras a cumprir nas transações de exportação para este mercado.

EUA

Neste evento online foram abordados temas como o Food Safety Modernization Act (FSMA) e a nova era da Smarter Food Safety, bem como as oportunidades para Investidores no âmbito do SelectUSA. Foram diversas as questões colocadas pelos participantes, desde dúvidas relacionadas com as regras de rotulagem dos alimentos e bebidas às potenciais diferenças e requisitos para exportações para os vários estados norte-americanos.

Sublinhando a importância destas transações entre os dois países, a Embaixada dos EUA destacou a sua disponibilidade e capacidade de aconselhamento especializado para as empresas que pretendam iniciar ou intensificar a sua presença no mercado americano.

Esta sessão contou, entre outros, com a intervenção do Diretor-Geral da FIPA, Pedro Queiroz, que salientou a relevância destas iniciativas conjuntas por permitirem dialogar sobre uma relação comercial fundamental, nomeadamente para Portugal, assim como esclarecer os operadores portugueses sobre as questões práticas e as regras, de forma a que possam «encontrar oportunidades de exportação e concretizá-las com segurança e tranquilidade».

Também nesta linha, Kristin Kane, Chargé d'Affaires da Embaixada Americana em Lisboa, destacou igualmente a importância de informar as empresas para incrementar as trocas comerciais entre Portugal e os EUA.