Europa ganha plataforma dedicada à economia circular

A Organização Não Governamental (ONG) Green Economy Foundation, a Comissão Europeia e o Comité Económico e Social Europeu lançaram, em parceria, a European Circularity Economy Stakeholder Platform.

circular

«A plataforma é resultado de um projeto social que junta académicos, económicos, políticos, empresas e líderes dos países europeus para mapear e mobilizar a transição para uma economia circular», contou Cilian Lohan, CEO da Green Economy Foundation, que esteve em Portugal para participar na conferência “Pensar o futuro de forma circular”, organizada pela Sociedade Ponto Verde.

Cilian convidou as empresas portuguesas a inscreverem-se na plataforma para partilhar as suas experiências e consultar bons exemplos do que se está a fazer nesta matéria no velho continente.

«A European Circularity Economy Stakeholder Platform nasceu no seio do Comité Económico e Social Europeu para fazer um retrato das boas práticas da circularidade na Europa. Criámos um grupo de coordenação, com representantes do setor académico, governos locais, redes de networks nacionais e organizações da sociedade civil», disse.

E acrescentou: «para potenciar estas sinergias, desenvolvemos um website que é utilizado pela União Europeia para consultar o que está a acontecer e como está a decorrer a transição para uma economia circular. Temos espaço para estratégias, boas práticas e exemplos que podem partilhados. Temos atualmente cerca de 200 boas práticas de todos os Estados-membros».

Cilian LohanPara o CEO da Green Economy Foundation, a transição para uma economia circular europeia está a dar os primeiros passos.

«Vemos algumas das grandes empresas a começar a movimentar-se nessa direção porque veem as políticas também a irem nessa direção. O ‘shift’ está a mudar. E muitas das mudanças que aí vêm acredito que vão ser conduzidas pela indústria».

Fonte: Hipersuper