FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Adega do Ataíde da Symington Family Estates 1.ª Adega em Portugal com Certificação LEED

A Adega do Ataíde na Região Demarcada do Douro (vale da Vilariça, Douro Superior) — nova casa dos vinhos DOC Douro de gama alta da Symington — acaba de receber a certificação LEED, no patamar V4 GOLD, colocando-a no grupo restrito de adegas com esta exigente avaliação que reconhece o enquadramento ambiental e o funcionamento sustentável dos edifícios.

Além de ser a 1.ª adega em Portugal a atingir esta prestigiada certificação, é também a primeira adega da Europa a ultrapassar os 60 pontos LEED (que é o limiar da classificação LEED GOLD) e a quarta adega em todo o mundo com maior pontuação LEED - de um total de mais de meia centena de adegas já certificadas, ou em processo de certificação.

De realçar na atribuição da classificação elevada, que permitiu atingir o patamar GOLD, os excelentes resultados da Adega do Ataíde no que respeita à eficiência hídrica e energética (obtendo, respetivamente, 11 em 11 pontos e 29 em 33 pontos possíveis). No exaustivo processo de certificação, a adega também alcançou pontuações elevadas nos critérios de inovação e de sustentabilidade do terreno.

Rupert Symington, CEO da Symington comentou: ‘A conceção e construção da Adega do Ataíde materializa e reflete simultaneamente vários dos grandes objetivos traçados na nossa ambiciosa estratégia: ‘Missão 2025’. Neste plano, a empresa comprometeu-se com metas concretas e exigentes em áreas como, por exemplo, a redução da pegada de carbono, adaptação às alterações climáticas, viticultura e enologia de impacto ambiental reduzido, o bem-estar dos colaboradores e o apoio às comunidades locais. É assim com muito orgulho que vemos reconhecida e valorizada a nossa aposta nesta adega, que além de cumprir com os requisitos do LEED de ordem ambiental, integra também um leque considerável de soluções inovadoras no campo da enologia’.