FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Danone - empresa 100% B CORP em Portugal e Espanha - com a certificação da divisão de Nutrição Especializada

Danone anuncia um novo rumo na indústria alimentar, ao obter o certificado B Corp para a sua área de Nutrição Especializada, completando assim a certificação de todas as suas divisões de negócio.

“Ser 100% B Corp, em Portugal e Espanha, é uma certificação da qual estamos extremamente orgulhosos porque representa a nossa missão e o impacto positivo que temos nas comunidades em que operamos: levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível cumprindo com critérios de sustentabilidade a nível ambiental, social, de transparência e de responsabilidade.” explica Judith Gonzalez, General Manager Danone Portugal. “É um processo exigente que requer um esforço interno da equipa Danone, para um propósito comum, ser uma das melhores empresas para o mundo.” acrescenta Judith.

Com este anúncio, a Danone completa o processo que iniciou em 2022 - ano em que se certificou B Corp na categoria de lácteos essenciais e alternativas vegetais – convertendo-se na maior empresa do setor alimentar, em Portugal, a ser 100% B Corp.

Para uma empresa da dimensão da Danone, esta certificação representa também um grande desafio, dado o rigor e a exigência de B Corp, movimento liderado pela organização sem fins lucrativos B Lab, que representa um modelo de negócio sustentável e regenerativo orientado por elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal.

Certificação da área de Nutrição Especializada, um desafio e responsabilidade acrescida para a Danone

A divisão de Nutrição Especializada da Danone lidera há mais de 125 anos na área científica, baseada em I&D de ponta para fornecer soluções nutricionais a pessoas com necessidades específicas em todas as fases da vida: desde os primeiros 1.000 dias de um bebé, na infância, na velhice, na saúde ou em situações de doença.

A estratégia desta divisão especializada, através das marcas Nutricia e Aptamil, centra-se em três pilares principais: “focamo-nos no paciente, apostamos na investigação e inovação para nos colocarmos ao serviço da saúde, e oferecemos um portfólio de mais de 270 soluções nutricionais que nos permitem acompanhar todas as etapas da vida, respondendo às necessidades das famílias e dos pacientes”, indica Paulo Santos, SN Lead Portugal.

Principais razões pelas quais a Danone se tornou uma empresa 100% B Corp

A Danone tem dedicado grandes esforços em áreas-chave que se baseiam na sua missão de levar saúde através da alimentação, conseguindo ter 90% do seu portfólio saudável e de consumo diário, bem como 100% dos seus iogurtes infantis com um máximo de 10% total de açúcares.

Da mesma forma, a sua estratégia sempre foi orientada pelo firme compromisso de cuidar do planeta através da descarbonização da sua cadeia de valor e da aposta na economia circular. A empresa estabeleceu objetivos firmes, baseados na ciência e validados pela SBTi, para alcançar uma redução de 30% de CO2 até 2030, necessária para contribuir para não aumentar a temperatura global em mais de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais até ao final do século.

No que diz respeito à circularidade, a Danone lançou iniciativas focadas no redesenho, redução, reutilização e reciclabilidade de embalagens, e na compreensão do conceito a partir da preservação, extensão da vida útil e revalorização dos resíduos. Assim, a Danone Portugal alcançou grandes marcos ao retirar as tampas de grande parte do portfólio de iogurtes líquidos e os sleeves de algumas marcas, como Danacol e Actimel, que se materializa numa redução de 250 tones de plástico, por ano, que equivale a menos 650 toneladas de CO2 emitido anualmente.

Fiel aos seus valores HOPE (Humanismo, Abertura, Proximidade e Entusiasmo), a Danone lançou programas como o BeWell para garantir o bem-estar físico, emocional e nutricional dos seus trabalhadores e alcançou 100% de paridade entre os seus funcionários, em Portugal.