FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Crédito ao consumo aumenta para 575 milhões de euros

consumo

Os portugueses estão a recorrer menos ao crédito para comprar automóvel, mas o crédito pessoal continua a aumentar.

O crédito ao consumo atingiu 575 milhões de euros no mês de fevereiro, em linha com o registado no mesmo mês do ano passado e ligeiramente acima do verificado no primeiro mês deste ano.

Segundo os dados revelados pelo Banco de Portugal, o volume manteve-se estável uma vez que a queda registada no crédito automóvel foi compensada por novo aumento no crédito pessoal e nos cartões de crédito.

Para a compra de automóvel (novos e usados), o crédito concedido atingiu 217,1 milhões de euros. Trata-se do valor mensal mais reduzido desde abril de 2017 (quando atingiu 201 milhões de euros) e que representa uma queda de 3,4% face a fevereiro de 2018. Situa-se também abaixo do registado em janeiro deste ano (222 milhões de euros).

Esta queda acontece numa altura em que os portugueses estão também a comprar menos automóveis novos. Segundo os dados da ACAP, as vendas de automóveis desceram 8% no segundo mês deste ano.

Em janeiro, o crédito automóvel já tinha recuado (-2,9%), sendo que a evolução nos últimos meses tem sido negativa (a maior queda aconteceu em novembro: -6%), contrastando com o crescimento de dois dígitos que se verificou na grande maioria dos meses desde 2014 até agosto do ano passado.

No que diz respeito ao crédito pessoal, a tendência continua a ser de aumento. Em fevereiro aumentou 1,3% para 266 milhões de euros. O crédito concedido através de cartões e descoberto também subiu em fevereiro (+5,1% para 92 milhões de euros).

Fonte: Jornal de Negócios