FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consumo de azeite ajuda a prevenir cancro da mama

Especialistas reunidos em Barcelona afirmam que o consumo de azeite virgem extra ajuda a prevenir e a estagnar desenvolvimento do cancro da mama.

Barcelona acolheu a quinta e última sessão do ciclo de Diálogos Saudáveis, que teve como tema “Azeite e a luta contra o cancro da mama”. Segundo o cientista Eduard Escrich, as gorduras têm uma grande influência no cancro, especialmente no cancro da mama. Porém, nem todos os óleos têm o mesmo efeito sobre as pacientes: “Os cancros nas populações objeto de estudo que tiveram uma alimentação rica em azeite virgem extra como fonte de gordura, registaram um menor número de cancros malignos, o que não ocorreu entre aquelas populações cujas fonte de gordura foram outros azeites vegetais. O facto de os tumores serem mais pequenos e menos agressivos melhora claramente o diagnóstico”, afirmou.

O investigador reforçou que estes efeitos apenas foram observados com o azeite virgem extra: “Quando utilizamos os compostos do azeite virgem extra separadamente, não obtivemos os mesmos resultados”. Mas este não é o único efeito benéfico deste alimento: “o azeite virgem extra não acelera, como outros óleos vegetais, a puberdade”, o que resulta num menor risco de sofrer no futuro deste tipo de cancro.

Eduard Escrich recomenda o consumo diário de azeite, em “pouca quantidade, cerca de 50 mililitros por dia (cerca de 5 a 6 colheres de sopa), de azeite de elevada qualidade e durante toda a vida”.

O oncologista Pere Gascón abordou a influência da alimentação no cancro. Uma influência bem conhecida pelos especialistas:
“A mulher que engorda durante a quimioterapia tem mais risco de sofrer uma recaída”. É por esta razão que a prevenção se apresenta como um instrumento fundamental para controlar a doença: “O cancro não aparece de um dia para o outro. Podemos mudar o comportamento do cancro com dieta e exercício. Podemos atrasar o seu desenvolvimento”. O congresso teve o patrocínio do International Olive Council.

Ler aqui.