FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como as empresas de alimentos e bebidas promovem visibilidade total e operações eficientes através da digitalização

O consumidor atual é exigente, sofisticado e, sim, impaciente. Sabe o que quer e quando quer: agora. Para os produtores de alimentos e bebidas, isto cria uma necessidade urgente de se tornarem mais ágeis e responsivos às exigências do mercado. A indústria dos alimentos e bebidas está atrasada no que toca a melhorias operacionais e de eficiência.

Tradicionalmente, a produção de alimentos e bebidas depende de infraestruturas baseadas em silos. Isso significa executar soluções independentes, implementadas em diferentes áreas da fábrica, e que não comunicam entre si. Os sistemas antigos utilizam soluções obsoletas de supervisão e aquisição de dados (SCADA), que não dispõem da visibilidade e das capacidades de recolha de dados e gestão remota que os ambientes modernos exigem.

Para ganhar agilidade, os produtores de alimentos e bebidas necessitam de centralizar os sistemas de automação industrial apoiados por redes de Edge Computing, que colocam o processamento e a análise mais perto dos utilizadores para o desempenho de tarefas em tempo real.

A necessidade de melhorar a rentabilidade também está a impulsionar os investimentos das empresas de alimentos e bebidas em Indústria 4.0. As melhorias na cadeia de abastecimento e na produção podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros, o que enfatiza a importância de evitar erros e tempos de inatividade.

Descubra mais sobre como as empresas de alimentos e bebidas estão a tirar partido da digitalização e do Edge Computing para melhorar a sua visibilidade e as operações.

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 29 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt