FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cientistas asiáticos alteram gene de porco para criar "super presuntos"

Um grupo de cientistas da Coreia do Sul e China criaram, através de engenharia genética, um tipo de suínos com músculos descomunais, com o objetivo de produzir maiores quantidades de carne. Estes porcos "super musculados" são o resultado da interrupção ou alteração de apenas um gene. Como resultado, os seus criadores esperam que os reguladores tenham uma postura tolerante para com estes suínos, e que esta raça seja um dos primeiros animais modificados geneticamente a ser aprovados para consumo humano.
Jin-Soo Kim, um biólogo molecular da Universidade Nacional de Seul, que coordena este trabalho, sustenta que as alterações de genes 0 aceleram um processo que, pelo menos hipoteticamente, poderia ser efetuado através de uma forma mais natural: "Poderíamos conseguir isto através do melhoramento da raça, mas levaria décadas".

Nenhum animal criado pela engenharia genética foi aprovado para o consumo humano em nenhuma parte do mundo, devido ao medo dos efeitos ambientais e de saúde. Kim e os seus colegas fazem parte de um grupo de investigadores que espera que a edição de genes, que se pode utilizar para desativar um único gene, evite esta situação, informa a revista "Nature.com".

A chave para a criação dos suínos de músculo duplo é uma mutação no gene da miostatina (NTCR). O NTCR inibe o crescimento das células musculares, mantendo o tamanho do músculo. Porém, em alguns casos de gado, cães e seres humanos, o NTCR é interrompido e as células musculares proliferam, criando um crescimento anormal das fibras musculares.

Processo de investigação

Para introduzir esta mutação nos suínos, Kim utiliza uma tecnologia de genes de edição denominada TALEN, que consiste numa enzima de ADN de corte unida a uma proteína de união de ADN. A proteína guia a enzima de corte a um gene específico dentro das células, neste caso um NTCR, que posteriormente corta. O sistema de reparação natural da célula junta novamente o ADN, mas alguns elementos são eliminados ou acrescentados ao processo, tornando o gene disfuncional.

O equipamento editou células fetais de suíno. Depois de selecionar uma célula editada na TALEN bloqueou ambas as cópias do gene NTCR, Xi-jun Yin, investigador de clonagem animal na Universidade de Yanbian em Yanji, China, transferiu-a para um óvulo, e criou 32 leitões clonados.
Kim e a sua equipa ainda não publicou os seus resultados. Contudo, as fotografias dos suínos "mostram o fenótipo típico" dos animais de músculo duplo, disse Heiner Niemann, um pioneiro no uso de ferramentas de edição de genes nos porcos no Instituto Friedrich Loeffler, na Alemanha. Em particular, assinala, têm os músculos traseiros pronunciados, que são típicos deste tipo de animais.

Ler aqui.