FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Aplicação da metodologia seis sigma no controlo de máquinas de embalamento: caso de estudo numa torrefação de cafés

Por: Ana Rita Costa¹, Carla Barbosa¹,²,³ e Rui Alves¹,²

¹ IPVC-ESTG – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

² CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

³ LAQV-REQUIMTE – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

RESUMO

O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente. Este sector da indústria tem uma preocupação constante na otimização dos processos para garantia da qualidade dos produtos e sustentabilidade financeira e ambiental. Neste estudo, desenvolvido numa torrefação de café, o principal objetivo consistiu na análise dos processos de embalamento, numa ótica de minimização de desperdício de matérias primas e subsidiárias. Para tal, foi elaborado um projeto Seis Sigma (Seis Sigma), foram usadas ferramentas da qualidade e técnicas estatísticas para diagnóstico com funções específicas construídas com o software R. Os resultados permitiram quantificar os problemas e suas causas, cuja correção permitirá satisfazer as especificações, eliminar defeitos e reduzir os custos de operação aumentando a rentabilidade.

INTRODUÇÃO

A qualidade dos produtos alimentares tem evoluído significativamente. Esta evolução é também acompanhada pela otimização de processos de transformação, não só devido ao aumento das exigências por parte dos consumidores e consequente legislação, mas também pela necessidade de acompanhar a tendência dos mercados e o aumento da concorrência. Desta forma, o setor alimentar tem como preocupação constante garantir a sustentabilidade da produção, quer em termos económicos quer em termos ambientais, reduzindo desperdício de matérias-primas e produto acabado. Esta sustentabilidade só é possível otimizando operações. Neste âmbito, e tendo a gestão da qualidade como principal foco garantir a conformidade dos produtos com as respetivas especificações, a indústria procura implementar a melhoria dos processos da organização. Para tal, torna-se necessário conhecer a capacidade fabril e identificar as potencialidades e possíveis melhorias do seu processo de fabrico. Sendo o café uma das bebidas mais consumidas mundialmente, o impacto destas melhorias é grande, não obstante os pequenos passos que os diferentes players do setor possam dar. Aliás, esta visão deve estar também na base de todos os que procuram o reconhecimento dos seus produtos à luz das atuais tendências de certificação dos sistemas de gestão da qualidade, por exemplo segundo a norma IS0 9001:2015.

Este projeto foi desenvolvido numa indústria de torrefação de café. O objetivo consistiu na medição e análise dos processos de embalamento na persecução da melhoria, numa ótica de minimização de desperdício de matérias-primas e subsidiárias. Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para possíveis diagnósticos e melhorias, sendo o uso de técnicas estatísticas uma das principais ferramentas para gerar uma vantagem competitiva. Neste projeto, para além da utilização de algumas das sete ferramentas básicas da qualidade, salienta-se a adoção da filosofia ‘Seis Sigma’ que se tem mostrado determinante na redução da variabilidade de um processo ou características de um produto, permitindo satisfazer as especificações, eliminar defeitos e reduzir os custos de operação para aumentar a rentabilidade.

Artigo publicado na edição n.º 34 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt