FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Zeben comercializa nova gama de interruptores para a Agroindústria

A indústria alimentar está sujeita a normas rígidas e directrizes relativas aos processos de higiene. Factores como limpeza, desinfecção e manutenção desempenham um papel importante nesta indústria. Assim e em conformidade com as aplicações desta indústria os interruptores de nível para sólidos da UWT estão disponíveis em várias certificações, desde EHEDG, ATEX, GOST, RTN, IEC, entre outras. Os equipamentos da UWT oferecem segurança e confiança durante todo o processo de armazenamento (silo/reservatório,…) e sobre as mais exigentes aplicações para fabricantes de alimentos, produtos farmacêuticos, cosméticos, entre outros.

Medição de nível higienizada em materiais secos (indústria alimentar):

Uma grande variedade de materiais secos são utlizados na produção de alimentos. O processamento e manuseamento de alimentos secos requerem equipamentos diferentes dos tipicamente utilizados em produtos líquidos ou húmidos. Isto leva a uma necessidade adicional de linhas de processo e instalações para produção. Um dos principais desafios é a erradicação de contaminação e o desenvolvimento de microorganismos durante o processo produtivo. No caso de materiais secos existem outros aspectos a ter em consideração tais como acumulações de material, criação de condições de explosão de pó, depósito de humidade elevado, formação de ar quente, e acumulação de material no equipamento após paragem.
Os interruptores de nível de pá rotativa - Rotonivo®, e de garfos vibratórios - Vibranivo®, cumprem os requisitos de certificações alimentares.

A UWT desenvolveu o Rotonivo®, interruptor de nível com pá rotativa, com uma superfície nivelada para que não haja espaços ou lacunas onde o produto se poderia acumular. Além disso o material constituinte do equipamento é adequado para a produção de alimentos. A utilização de selo em conformidade com as normas FDA permite que o equipamento entre em contacto com os alimentos. A conexão ao processo é em aço inoxidável (316L) que oferece menor resistência à superfície do produto, reduzindo assim qualquer risco de abrasão por quaisquer processos relevantes em ambientes higiénicos.
As opções adicionais dos interruptores de nível estão disponíveis para detecção de nível cheio, intermédio ou vazio.

O interruptor de nível com garfos vibratórios Vibranivo®, da UWT, é um dos equipamentos mais aptos para utilização em aplicações de altas exigências higiénicas, graças à superfície plana e conexão ao processo em aço inoxidável de alta qualidade (316L).

Vantagens significativas:

A implementação e aplicação de equipamentos da UWT traz muitos benefícios para os utilizadores e empresas do sector alimentar, mas também de outros sectores como farmacêutica e química, entre outros. Os equipamentos da UWT permitem a optimização de todos os processos assim como do aumento da eficiência a longo prazo, quando comparados com outros equipamentos similares, pois existe uma redução significativa de tempos de limpeza, manutenção e de prevenção de perdas de produção. Outros dos aspectos optimizados é a redução de utilização de desinfectantes e outros agentes de limpeza, o que se torna também numa vantagem ecológica.

Outra das significativas vantagens dos equipamentos da UWT é a poupança de custos adicionais em função da redução da perda de produto devido a, por exemplo, contaminação.
Os interruptores de nível Rotonivo® e Vibranivo® da UWT eliminam custos desnecessários ao operador através da optimização de todos os processos (limpeza, defeitos de qualidade e tempo de paragem de produção). Os equipamentos da UWT cumprem integralmente todos os requisitos das mais importantes normas internacionais para as mais diversas indústrias (sólidos secos), farmacêutica, química, entre outras. Os equipamentos da UWT além de terem uma alta taxa de durabilidade, atendem também aos mais altos padrões de qualidade: Alta Qualidade – Durabilidade – Higiene.

Em Portugal a UWT é representada pela Zeben – Sistemas Electrónicos, Lda.