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Revista TecnoAlimentar

Vinhos do Alentejo com valorização de 9% no preço de exportação em 2018

  • 06 novembro 2018, terça-feira
  • mercados

Os vinhos da região do Alentejo registaram no primeiro semestre de 2018 uma valorização de 9% no preço de exportação face ao período homólogo de 2017, de acordo com dados do INE avaliados pela CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

vinho

A subida dos preços verificou-se em todas as áreas geográficas para onde os vinhos da região são vendidos, com variações de 4% na Europa, 7% na América do Norte, 19% na América do Sul, 2% em África, 22% na Ásia & Médio Oriente e 10% na Oceânia. O vinho DOC Alentejo foi exportado por um valor 16% mais elevado (a 4,50€ por litro), enquanto o Regional Alentejano aumentou 6% (para 2,99 € por litro).

Francisco Mateus, presidente da CVRA, destaca a trajetória de crescimento dos preços, afirmando que «a subida verificada nas diversas áreas geográficas é um sinal do reconhecimento da qualidade percebida pelos importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar um preço mais elevado pelos vinhos da região. Até junho, o DOC Alentejo foi vendido a um preço médio de 4,50 €/litro, o que compara com a média nacional de 2,97€, e o Regional Alentejano a 2,99 €/litro, quando a média nacional foi de 2,53€».

Como consequência da valorização que tem sido observada pelo aumento do preço médio do vinho por litro, assiste-se, neste momento, a uma diminuição da exportação na ordem dos 17% (em número de garrafas), o que equivale a uma queda de 10% no valor da exportação, com um especial foco na Europa e em África.

Face à diminuição da quantidade de vinho exportado, o responsável da CVRA afirma que «esta é uma situação que sabíamos que poderia acontecer. Por um lado, o Vinho do Alentejo ao valorizar no preço por garrafa traduz um ganho de notoriedade e ganha mais espaço no mercado mais ligado à qualidade e à confiança do produto, que é caminho que queremos continuar a seguir.

Para 2019, continua o presidente da CVRA «este continua a ser o caminho que queremos seguir, com o objetivo de conseguir uma maior penetração no mercado angolano e impacto na Europa. Até ao final deste ano, o nosso foco é um aumento no valor das exportações para superarmos 60 milhões de euros».