FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Indústria agroalimentar pode recuperar 50 a 90% das suas águas residuais

Recorrendo a tecnologias de tratamento adequadas, as indústrias agroalimentares podem recuperar 50 a 90% das águas residuais que produzem. A escassez de água provocada pelas alterações climáticas tem conduzido os diferentes setores de atividade a adotar medidas que promovam a circularidade e a eficiência hídrica.

“No caso das indústrias agroalimentares, é possível reduzir significativamente o consumo de água, através da reutilização dos seus efluentes que podem ser tratados e aplicados para diversos fins”, afirma Fátima Pedroso, Diretora de Soluções Industriais da Aquapor.

“No caso de os efluentes industriais serem utilizados apenas para rega, é possível uma recuperação superior a 90%. Por outro lado, se falarmos de usos industriais não alimentares, como por exemplo, a utilização em caldeiras e sistemas de arrefecimento, as indústrias poderão recuperar 50 a 60% dos seus efluentes”, explica a responsável.

Como forma de promover a utilização de fontes alternativas de água, nomeadamente de efluentes industriais, a Aquapor tem vindo a desenvolver diversas soluções que podem ser adaptadas à realidade de cada indústria.

A circularidade da água no setor agrícola e agroalimentar vai estar em destaque hoje, na Ovibeja, num debate promovido pela Aquapor e que tem como objetivo dar a conhecer as novas diretrizes a aplicar às águas residuais, assim como as soluções que existem para o tratamento de efluentes.