FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tetra Pak é a única empresa do setor a ser reconhecida durante cinco anos consecutivos pela CDP

Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, foi novamente reconhecida internacionalmente pela sua ação contra as alterações climáticas e proteção das florestas.

Tetra Pak CDP

A Tetra Pak torna-se, pelo quinto ano consecutivo, a única empresa fornecedora de embalagens de cartão a obter a classificação de duplo "A" na prestigiada ‘Lista A’ da CDP, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à consciencialização global de investidores, empresas, cidades, estados e regiões para a importância da gestão do seu impacte ambiental.

A Tetra Pak é uma das poucas empresas (1%) que obtiveram a classificação de duplo 'A', entre as mais de 5.800 empresas que foram classificadas, tendo por base dados obtidos através de questionários elaborados pela CDP em 2020. Devido à sua ação significativa e comprovada ​sobre os riscos climáticos e a desflorestação, a Tetra Pak torna-se líder devido à sua ambição, ação e transparência no plano contra as alterações climáticas a nível mundial.

O processo anual de divulgação e qualificação ambiental da CDP é amplamente reconhecido como uma referência na transparência ambiental corporativa. Em 2020, mais de 515 investidores com mais de 106 mil milhões de dólares em ativos e 150 compradores principais, com 4 mil milhões de dólares em despesas de aquisição, solicitaram às empresas que divulgassem os seus dados sobre o respetivo impacte ambiental, riscos e oportunidades, através da plataforma da CDP, tendo mais de 9.600 empresas respondido a essa solicitação.

A CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar estas empresas, classificando-as desde A (a pontuação mais alta), até D (a pontuação mais baixa), com base no caráter exaustivo da sua divulgação, na identificação e gestão dos riscos ambientais e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como a definição de metas ambiciosas e relevantes.

A pontuação atribuída pela CDP no que se refere à proteção das florestas é efetuada através de uma análise dos quatro produtos que causam um nível mais elevado de desflorestação: produtos de madeira, produtos pecuários, a soja e o óleo de palma. As empresas têm de obter a classificação “A” em pelo menos um destes produtos de risco florestal para que possam integrar a “Lista A” das Florestas.

Markus Pfanner, vice-presidente de Sustentabilidade da Tetra Pak, afirma que «a divulgação transparente é a base da forma como medimos e melhoramos o nosso desempenho no âmbito da sustentabilidade. Este reconhecimento, o primeiro no setor de embalagens de cartão, resulta dos nossos esforços contínuos para reduzir as emissões de GEE’s e cumprir com os ambiciosos objetivos climáticos, tomar medidas para proteger e melhorar a biodiversidade e fortalecer o abastecimento responsável de matérias-primas. No início de 2020, estabelecemos o objetivo de alcançar o nível zero de emissões líquidas em toda a cadeia de valor até 2050, refletido no objetivo de alcançar, até 2030, o nível de zero emissões de carbono nas nossas próprias operações».

«Este é um outro passo-chave no caminho que percorremos em prol de obter embalagens de alimentos mais sustentáveis, totalmente produzidas com materiais renováveis ou reciclados. O abastecimento responsável ajuda a garantir um impacte positivo na natureza. Uma embalagem para alimentos mais sustentável deve ser resistente e segura, totalmente reciclável e neutra em carbono. A criação desta futura embalagem para alimentos não será fácil e tão pouco acontecerá da noite para o dia. Ao sermos reconhecidos como líderes em sustentabilidade pela CDP, continuaremos a trabalhar comprometidos com este objetivo», acrescenta.

Paulo Simpson, CEO da CDP, declara que «damos os parabéns a todas as empresas que constam na Lista A deste ano. Tomar a iniciativa de optar pela transparência e pelo desempenho ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar, e torna-se ainda mais impressionante neste ano tão desafiante, marcado pela Covid-19. A escala de risco para as empresas devido às alterações climáticas, à desflorestação e à insegurança hídrica é enorme, e sabemos que as oportunidades de ação superam com vantagem os riscos da inação. A liderança do setor privado irá criar um “ciclo de desejo” em relação a uma maior ação governamental e garantir que as ambições mundiais de uma economia sustentável e neutra em carbono se tornem reais. A nossa “Lista A” rende homenagem às empresas que se estão a preparar para sobressair na economia do futuro ao tomarem medidas hoje».

É possível aceder aqui à listagem completa de empresas que constituem a “Lista A” da CDP relativa às alterações climáticas e florestas do ano corrente, bem como às restantes classificações das empresas divulgadas publicamente.