FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tecnoalimentar 27 aborda Embalagem e Distribuição na Indústria Alimentar

Na edição n.º 27 da revista TecnoAlimentar, o dossier principal é dedicado ao setor da Embalagem e Distribuição na Indústria alimentar.

TA 27

Atualmente a indústria enfrenta desafios cada vez mais complexos que vão para além das questões da segurança alimentar ou marketing. As questões de sustentabilidade ambiental e a garantia de alimento para todos, também conhecido por “food security”, são as preocupações maiores, não só dos produtores e distribuidores, mas também de governos e organizações internacionais (FAO, OMS...). Combater a falta de alimento através do aumento da produção é a medida óbvia que deve ser acompanhada de uma estratégia de redução de desperdício. Muito deste desperdício está associado a grandes perdas ao longo da nossa cadeia alimentar “do prado ao prato”, atribuindo-se na sua grande parte ao mau manuseio de matérias primas, distribuição, armazenamento e, claro, no consumo. Como consequência, grande parte dos recursos gastos na produção e transporte de bens alimentares que acabam em desperdício, poderiam ser canalisados para alternativas sustentáveis e aumento de produção. É amplamente consensual que estas perdas, em quase todas as fases da cadeia alimentar, podem ser reduzidas com o recurso a sistemas de embalagem adequados e operações de logística otimizadas.

A indústria de embalagens de alimentos tem por isso muito a contribuir, não só na garantia da segurança alimentar num comércio global de alimentos, mas também no combate ao desperdício. O desenvolvimento de novos sistemas de embalagens não só levará à melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, mas também facilitará o acesso de pequenos produtores, produção primária e de transformação a soluções economicamente mais comportáveis que lhes permitirão integração em cadeias de valor sustentáveis. 

Dentro deste dossier conte com os seguintes artigos:

. Caracterização dos parâmetros finais de embalamento do queijo de cabra curado produzido na queijaria Prados de Melgaço

. Novas perspetivas na produção de embalagens alimentares

. Bioplásticos condutores elétricos para a preservação ativa de alimentos

. Entrevista com Vitor Enes, diretor geral de Business Development da Luís Simões

. OKI aposta na área da impressão de rótulos e etiquetas para PMEs

. Adaptação, continuidade dos negócios & cobots: Embalamento e Paletização

. Entrevista com João Ferreira, gestor da Indusstock

 

Desta edição fazem ainda parte os seguintes artigos:

. Pimenta de Murta - Um ingrediente funcional

. Dinâmica Temporal de Sensações na análise sensorial de cervejas artesanais    

. 4 benefícios da integração de um ERP desenvolvido para a Indústria Alimentar

. Vantagens da Robótica na Indústria Alimentar

. SEW lança redutores industriais séries X e P

. Verallia lança a VIII edição do Concurso de Design e Criação em Vidro

. Como será a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo?

. SEW apresenta unidade de acionamento MOVIGEAR® classic

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui