FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

TECNIPÃO/PACKAGING: o melhor da panificação e da embalagem em exposição na Batalha

O melhor da panificação e da embalagem vai estar em exposição na Exposalão, de 12 a 15 de abril, na sexta edição da TECNIPÃO - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria, Confeitaria, Geladaria e Chocolataria e PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem.

pao

A organização do certame tem as melhores expetativas em relação a esta edição que se prepara para bater recordes no número de visitantes, esperando mais de 25 mil pessoas.

A venda de produtos de panificação e pastelaria industriais registou um aumento significativo no ano de 2016, com as massas congeladas a conquistarem um lugar de excelência no canal horeca e restauração.

Isso em muito se deveu à tendência de consumo destes produtos face aos métodos tradicionais.

O setor tem cerca de 12 mil empresas e emprega quase 70 mil pessoas, segundo os dados mais recentes.

Contudo, a estratégia de reformulação nutricional levada a cabo no âmbito da promoção de uma alimentação saudável coloca este setor num desafio extraordinariamente importante na vertente da estratégia e inovação de produtos.

É neste contexto que se realiza a sexta edição da TECNIPÃO. Quer a Associação Nacional de Comerciantes e Indústria de Produtos Alimentares (ANCIPA), quer a Associação de Comércio e Indústria da Panificação (ACIP) veem neste certame «uma oportunidade para as empresas contactarem com o público-alvo, apresentarem as novidades e estabelecerem relações comerciais e parcerias de sucesso. Temos produtos de valor acrescentado que é preciso saber comunicar e a TECNIPÃO é o evento pelo qual todos esperamos. Mais do que uma oportunidade de negócio para as empresas, é uma iniciativa que valoriza a nossa indústria».

A embalagem desempenha, diariamente, diversas funções e é utilizada em todos os setores, sejam alimentares ou não.

A indústria da embalagem inclui os diversos tipos de materiais, desde celulósicos, metais e ligas, vidro, plásticos, madeira, cerâmica, celulose regenerada, borracha, cortiça e materiais complexos. Nos dias de hoje, a preocupação e o desafio constante prendem-se essencialmente com a questão ambiental.

«A poluição resultante de embalagens, nomeadamente alimentares, constitui atualmente um problema sério para o ambiente. O grande desafio da indústria da embalagem é, cada vez mais, apostar e investir na sustentabilidade, na valorização, na reciclagem e na reutilização», afirma Margarida Alves, do Centro Nacional de Embalagem (CNE).

De acordo com os dados mais recentes, a indústria de embalagem em Portugal representa entre 3% a 4% do Produto Interno Bruto (segundo números de 2016), o que representa o dobro da média mundial, assente nos 1,5%.

O nosso país produziu, em 2014, um total de um milhão e 600 mil toneladas de embalagens, dos mais variados materiais desde o cartão/papel, ao vidro, polímeros e metais e até cortiça.

A mais utilizada continua a ser a embalagem de cartão que representa 45% da produção, seguida do vidro (25%) e dos polímeros (24%).

Este setor tem registado um crescimento muito significativo e é neste contexto que surge, na Exposalão, mais uma edição do PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem.

«Uma vez mais, reunimos na Exposalão a maior parte dos players destes negócios, esperando que, a exemplo das anteriores edições, os resultados alcancem a excelência», afirma Paulo Amaral, diretor da feira.

Para além da panificação e da embalagem, o gelado é, nesta edição, o tema em destaque. É precisamente na Exposalão que tem início a "grande aventura" do 'Gelato Festival World Masters 2021', cuja edição europeia começa no dia 13 de abril, em Portugal, com organização da empresa Bensil - Benção Souto & Silva e tendo como palco o Centro de Exposições da Batalha.

O evento tem expandido as suas fronteiras, nos últimos anos, tendo alargado horizontes até aos Estados Unidos, o ano passado, e prepara-se agora para abraçar o planeta, com o campeonato mundial do “Gelato Festival World Masters 2021”.

A Exposalão abre as portas a esta iniciativa, realizando o campeonato no auditório do pavilhão 3, na sexta-feira, dia 13, entre as 09h00 e as 18h00.

O programa de seminários e palestras é, este ano, recheado de temas que refletem a realidade, os desafios e prioridades dos dois setores em exposição.

Um dos destaques é a palestra sobre 'Como ter sucesso em vendas', na quinta-feira, pelas 15h00, dinamizada por Pedro Ruivo, especialista no aumento da produtividade de equipas de vendas.

TecnoAlimentar organiza seminário

Destaque também para o seminário 'O futuro da padaria e pastelaria - fraude alimentar no setor', que decorre na sexta-feira, a partir das 14h30, no Auditório da Exposalão, dinamizado pela ESSEGURANÇA e pela revista Tecnoalimentar; Várias sessões sobre 'Controlo de embalagens com sensor 3D' dinamizadas pela IFM ELECTRONIC; uma sessão sobre marketing digital, no dia 12, entre as 16h30 e as 19h00, com a presença de vários especialistas; um encontro do clube de produtores de padaria e pastelaria do grupo Sonae, no sábado, entre as 09h00 e as 13h00; e a sessão 'Portugal 2020: Oportunidades para as Empresas em 2018', dinamizada na sexta-feira, pela HS CONSULTORES.

A TECNIPÃO está aberta de 12 a 15 de abril (quinta-feira a domingo), entre as 10h00 e as 19h00 e dirige-se a profissionais.

Para visitar a feira todos os profissionais deverão fazer a credenciação através dos links:

TECNIPÃO – https://a.beamian.com/#/event/tecnipao

PACKAGING - https://a.beamian.com/#/event/packaging