FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa: embalagens de papel com laboratório interno de segurança do produto

O setor da alimentação está a transformar-se numa indústria mais sustentável, capaz de satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes dos consumidores e que aposta na qualidade e segurança dos seus produtos. Desafios que, na verdade, estão intrinsecamente ligados entre si e que não se podem abordar de forma separada. Porque para conseguir alimentos nutritivos, seguros e sustentáveis, cada vez mais procurados pela sociedade, é necessário abordar temas como a própria sustentabilidade dos processos, que ajude a reduzir a pegada de carbono das empresas alimentares.

 embalagens smurfit

A pandemia da Covid-19 foi determinante nesta transformação, pois fez com que os cidadãos se voltassem a preocupar com necessidades básicas como a segurança dos alimentos que consomem. Por isso, as embalagens converteram-se num meio para proteger não só estes produtos, como também os próprios consumidores. A Smurfit Kappa tem consciência desta situação, por isso possui embalagens de cartão canelado que, além de facilitar a sua proteção e garantir a conservação de todas as suas propriedades, transmitem uma segurança higiénica que faz delas um fator determinante para a escolha de um alimento ou de outro no ponto de venda.

 Para o conseguir, a empresa dispõe de um laboratório de segurança de produtos de última geração com a certificação ISO 17025. Um espaço em que trabalha uma equipa de técnicos, especialistas nesta matéria, com mais de 20 anos de experiência e conhecimentos científicos em química e microbiologia. Esta articulação, em conjunto com as fábricas da Smurfit Kappa, é responsável pela segurança da sua vasta gama de soluções de packaging, com diversas utilizações em setores em que a segurança é primordial, como é o caso da alimentação

 O laboratório, instalado na fábrica de papel de Biganos (França), apoia todas as unidades da empresa na Europa, incluindo as de Espanha e Portugal. Além disso, a sua equipa é responsável por lhes prestar assessoria sobre a regulamentação existente nos diversos países do continente e da própria União Europeia, com o objetivo de que cumpram as normas comunitárias e implementem boas práticas de fabrico (GMP) das suas embalagens. Desta forma, disponibiliza aos clientes apoio em matéria de regulação e serviços de consultoria, para que estejam alinhados com as últimas atualizações e possam comercializar os seus produtos com total tranquilidade.

Graças a este laboratório, a Smurfit Kappa garante aos seus clientes a pureza das embalagens que lhes fornece, assim como a sua qualidade e a consistência do papel com que são fabricadas. Pontos chave ao longo de toda a vida destas soluções, assim como dos próprios produtos que protege. Muitos deles tão delicados como os pertencentes ao setor alimentar. Além disso, a equipa deste laboratório revê o seu impacto ambiental, avaliando a sua sustentabilidade.

 Susana Amaya, Quality, Food Safety & Environment Manager da Divisão de Cartão Espanha | Portugal | Marrocos, garante que “somos a única empresa de embalagens de papel e cartão canelado que oferece este serviço internamente. O nosso laboratório está equipado para satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes em termos de análise e suporte químico, microbiológico e regulatório. Além disso, também lhes disponibilizamos consultoria em I+D para resolver todos os seus problemas nesta matéria. Por isso, o trabalho da equipa deste laboratório único é essencial para que possamos conceber embalagens seguras, que respeitem a saúde dos consumidores e, além disso, que reduzam a pegada ambiental dos clientes”.

 A Smurfit Kappa fabrica 7,5 t/ano de papéis compatíveis com o contacto com alimentos e tem a capacidade de analisar até 200 substâncias diferentes para garantir a sua segurança. Os produtos químicos e as bactérias podem migrar dos recipientes através do ar, da água e da gordura, o que pode chegar a afetar a segurança do produto. Graças a este laboratório e às análises pormenorizadas que nele se realizam, os clientes conseguem uma proteção de 100% para os seus produtos, o que lhes permite comercializar os seus produtos sem qualquer risco de uma eventual contaminação e cumprindo todos os requisitos das normas europeias e nacionais.