FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa desenvolve nova embalagem para pizzas preparadas que oferece importantes poupanças aos retailers

Um dos principais problemas com que se deparam os retailers ao vender pizzas já preparadas está na embalagem. Porque as caixas que as contêm normalmente apresentam manchas que pioram a aparência do produto, costumam ser montadas de forma manual e convencional, e dificultam e atrasam a distribuição do fornecedor para o armazém central, e deste para a loja.

A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagem à base de papel do mundo, com operações na Europa e na América, quis solucionar estes problemas do retail, desenvolvendo uma embalagem inovadora que otimiza a cadeia de fornecimento, rápida de montar, que melhora em 50% a distribuição, maximiza as operações no retail e inclui um tratamento superficial antigordura que garante o contacto com os alimentos, melhorando a imagem no ponto de venda.

Além disso, esta nova solução para pizzas preparadas respeita a colocação dos furos de ventilação e utiliza menos 6% menos de superfície de cartão para a sua elaboração, o que implica poder transportar mais 50% de embalagens por palete e menos 25 camiões por ano, tomando por exemplo uma quantidade de 2 milhões de unidades anuais. Isto representa importantes poupanças logísticas e um menor custo de distribuição e material, melhorando o tempo de trabalho na reposição, paletizado, etc. Em números, esta poupança supera os 70 000 euros: mais de 40 000 euros na própria embalagem, mais de 3 000 na paletização e quase 27 000 na logística.

Estas são poupanças que também abrangem a sustentabilidade, já que esta caixa de pizza ajuda os retailers a reduzir a pegada de carbono em 48 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a carregar quase 6 milhões de smartphones.

Ana Vargas, Retail Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura que “com esta embalagem, pretendemos minimizar a complexidade na gestão da loja, desde o fornecedor até a embalagem ser colocada no contentor de cartão, pelo que o retail também obtém importantes vantagens económicas. Para nós, é muito importante encontrar a melhor solução para os problemas dos nossos clientes, e conseguimo-lo com esta caixa para pizzas preparadas”.

A equipa especializada da empresa trabalha com retailers de toda a Europa para medir e quantificar possibilidades de poupança em aspetos como a gestão de paletes, o picking ou a reposição do produto no ponto de venda. Tal é conseguido, tendo em conta a metodologia SupplySmart, um serviço inovador de valor acrescentado da Smurfit Kappa que utiliza dados de mais de 80 000 cadeias de fornecimento de clientes em mais de 30 países, compilados durante anos para conduzir a otimização da embalagem para uma nova dimensão. O objetivo é avaliar os riscos, entender as oportunidades e melhorar a eficiência das cadeias de fornecimento dos seus clientes, explorando todas as possibilidades para eliminar problemas, aumentar a eficiência logística, de armazenamento e carga do camião, para oferecer rentabilidade e um valor real que chegue ao retail