FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa celebra a V Jornada de Inovação e Sustentabilidade sob o lema "Creating () Together"

A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagens à base de papel do mundo, com operações na Europa, América e África, celebrou a sua V Jornada de Inovação e Sustentabilidade no Palácio Neptuno de Madrid, sob o lema "Creating ( ) Together". Trata-se de um evento que já se converteu numa referência do setor, ao qual assistiram mais de 200 pessoas para conhecer, através de diferentes casos de sucesso e apresentações inspiradoras, a forma de trabalhar da empresa juntamente com os seus clientes, para lhes propor as soluções de embalagem que oferecem maior valor aos seus negócios e que marcam a diferença.

Nesta edição, a Smurfit Kappa colocou o foco nas suas embalagens mais inovadoras e sustentáveis, bem como na importância de caminhar ao lado dos seus clientes, para conhecer em primeira mão as suas necessidades e oportunidades de negócio. Neste sentido, Juan Luis González, diretor de Unidade de Negócio de Bebidas Calidad Pascual, e Teo Pastor, diretor de Marketing e Vendas da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, expuseram como trabalharam e como o continuam a fazer de forma conjunta para desenhar as melhores soluções de packaging para os produtos de uma das marcas líderes em alimentação do nosso país.

Félix Eguía, presidente executivo do Eguía Group, prosseguiu a jornada, expondo como a inovação se converte no principal motor para qualquer negócio, sobretudo em momentos de crise. “Os clientes procuram no fornecedor cumplicidade, honestidade, competitividade e mais um componente da equipa, capaz de viver os problemas, apresentando soluções e desfrutando do sucesso”, afirmou.

Sustentabilidade e inovação, os dois pilares inseparáveis na empresa

Por sua vez, Alberto Granados, presidente da Microsoft Espanha e de Forética, aliou inteligência artificial e sustentabilidade para vaticinar o que nos espera no futuro graças a estes dois pilares: “Para 2026, 70% das organizações que apliquem com sucesso a observação, a partir de ambos os pilares, reduzirão o tempo necessário para a tomada de decisões e melhorarão a competitividade”, assegurou.

Precisamente, Arco Berkenbosh, Chief Innovation Officer Smurfit Kappa Europa, demonstrou como, integrando a criatividade, os dados e a inteligência artificial, a empresa cria embalagens sustentáveis totalmente revolucionárias.

Como exemplo, Jesús Rivas, diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, apresentou aos participantes a inovadora Design2Market Factory do fornecedor de embalagens sustentáveis: “Trata-se de um processo único em que revolucionamos o desenvolvimento de embalagens, combinando profissionais, capacidades, experiência e processos para gerar confiança e eliminar o risco, antes de um lançamento em grande escala”.

Por sua vez, a moda sustentável também teve um espaço com o fundador e presidente da Ecoalf, Javier Goyeneche, que se destaca pelo seu vanguardismo e por se ter convertido em toda uma referência em sustentabilidade, ao fabricar peças a partir de desperdícios. Um modelo totalmente circular, como o da Smurfit Kappa, cuja premissa é sempre reduzir, reciclar e reutilizar, com a qual partilha a filosofia, porque baseia a sua política na inovação, na investigação, nas pessoas e na ética sustentável.  

Ruth Fraile, responsável pela Sustentabilidade e Better Planet Packaging em Espanha, Portugal e Marrocos, e Jurgita Girzadiene, Sustainability & Better Planet Packaging Director na Europa, apresentaram exemplos desta aposta da empresa na reciclagem.

A nota de humor ficou a cargo do humorista Leo Harlem e da equipa de designers da Smurfit Kappa que, imitando a "Resistência", explicaram os desafios e experiências que enfrentam diariamente no seu trabalho.

A Smurfit Kappa celebra este evento desde 2011, com o objetivo de mostrar, através de casos práticos e das vozes mais relevantes do panorama empresarial, como, ao apostar na inovação e na sustentabilidade, podem ser desenhadas embalagens que marcam a diferença num contexto tão competitivo como o atual.