FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Situação do mercado internacional do leite

Os preços dos laticínios na União Europeia aumentaram na passada semana em comparação com a média das quatro semanas anteriores, em mais 6,5% para a manteiga; 4,6 par ao leite desnatado em pó, 3,6% par ao leite inteiro em pó e mais 7,5 o queijo.

De acordo com a última informação do Observatório Europeu do Leite, o valor médio do leite cru pago ao produtor na União Europeia (UE) em julho foi de 25,5 euros por 100 quilos, o que supõe uma descida de 0,9% face ao mês anterior.

Na Holanda, o preço spot do leite mantém-se estável em relação à semana anterior, de 37,5 euros por 100 quilos; as entregas de leites desceram 1,4% no mês de julho em comparação com o mesmo período de 2015 e a produção de leite na Nova Zelândia aumentou em 0,9% em julho em relação ao ano passado.

A evolução de custos registou uma descida nas rações, de -2,6%, enquanto a energia subiu 3,7% na semana 37 em relação a quatro semanas antes e o leilão GDT de Fonterra, de 20 de setembro, encerrou com um aumento de 1,7% no índice geral de preços.

Fonte: Agrodigital