Sistema de corte da película aderente da Mercadona reconhecido entre as grandes inovações do Grande Consumo 2023
O Observatório de Inovação do Grande Consumo do Institut Cerdà (fundação privada independente, com mais de 40 anos de história, que promove a inovação permanente e a dinamização da sociedade), formado por um painel de especialistas independentes, apresentou esta manhã as principais inovações do setor em 2023 em Espanha, incluindo o novo sistema de corte da Película Aderente Bosque Verde, marca própria da Mercadona. Ao incorporar um sistema de guilhotina, facilita o corte com precisão e evita que o papel cole, enrugue, ou seja cortado de maneira indesejada, o que também ajuda a reduzir o desperdício.
A Mercadona desenvolveu esta inovação após detetar a necessidade através dos “Chefes” (clientes), com a ajuda do fornecedor especialista Plasfesa Products, que fabrica o produto nas suas instalações em Oliva, Valência. Nesta sétima edição do Observatório, destacou-se que “a Mercadona colocou no mercado de grande consumo um método de corte mais rápido e preciso que antes só estava disponível para o segmento profissional”.
Vendida no formato de 80 metros, para facilitar o seu uso em casa, além do sistema de corte, também a aderência, resistência e o facto de ser adequada tanto para conservar os alimentos (no frigorífico e congelador) como para os aquecer no micro-ondas, se destacam como melhorias.
Modelo de Coinovação da Mercadona
Para a Mercadona, a satisfação do “Chefe” (cliente) é o ponto fundamental da sua atividade e coloca-o sempre no centro das suas decisões. Para isso, existe uma cultura corporativa baseada na excelência do serviço e na melhoria contínua da qualidade que impulsiona a inovação de forma transversal a toda a empresa.
Além disso, a empresa dispõe de um Modelo de Coinovação pioneiro no qual trabalha, desde 2011, através da sua Estratégia Avental: ouvindo e partilhando com os clientes experiências e hábitos de consumo de alimentação e bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidado dos animais de estimação, para os transmitir depois aos fornecedores especialistas e promover uma colaboração direta para desenvolver um sortido eficaz.
A empresa conta com uma rede de 24 centros de coinovação em Portugal e Espanha. Estes centros são “laboratórios” de desenvolvimento de produtos onde os especialistas da Mercadona se dedicam a captar as necessidades dos clientes e verificar a qualidade do sortido.