FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

2ª edição do ‘Qualify.teca’: Workshop Demonstrador sobre Economia Circular

Amanhã, dia 28 de fevereiro, entre as 14h00 e as 19h15, em formato híbrido, vai ter lugar mais um Workshop Demonstrador de Economia Circular. Trata-se de uma segunda edição, desta vez organizado pela AEA, parceira da AECOA na execução do Qualify.teca, um projeto para a fileira dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes da Indústria Alimentar’.

As instalações da Associação Empresarial de Águeda (AEA) servem de palco para a segunda edição do Workshop Demonstrador de Economia Circular, na próxima terça-feira. Este evento, que decorre também online, através da plataforma Zoom, tem o seu início agendado para as 14h00, com um programa de excelência. Este inclui dois painéis com apresentações e debate de temas muito importantes da atualidade - “A Economia Circular no círculo empresarial e civilizacional” e “Como a Economia Circular pode contribuir para a descarbonização da indústria”; e um terceiro painel com a exposição de casos de sucesso em projetos de inovação.

O objetivo desta ação, realizada no âmbito do Qualify.teca, vai no sentido da sensibilização dos participantes para a utilização das ferramentas desenvolvidas ao longo do projeto, fazendo a necessária articulação com os instrumentos disponibilizados no website (qteca.aecoa.pt).

Recorde-se que a primeira iniciativa do género, que deu o ‘pontapé de saída’ a esta temática, integrada neste projeto, teve lugar a 29 de novembro de 2021, em Oliveira de Azeméis, pela mão da Associação líder do projeto, Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA). De então para cá muito se tem promovido, debatido e concretizado nesta e noutras temáticas, como a Indústria 4.0 e a Literacia Financeira, numa aposta contínua para promover a agregação e o reconhecimento da fileira ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, que deve ser feita através de formulário, que terá acesso aqui.

Tendo como entidades promotoras a AECOA e a AEA, o projeto ‘Qualify.teca’ é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 678.179,55 euros, dos quais 576.452,55 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).