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Revista TecnoAlimentar

SIMAB vai coordenar “Gosto do meu Mercado”

A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB), que comemora 25 anos, assinou a 5 maio, em Atenas, um “memorando de entendimento” com a União Mundial de Mercados Abastecedores (WUWM) para a coordenação, em Portugal, da campanha “Gosto do Meu Mercado”, “Love Your Local Market” na versão original.

mercado

A assinatura deste protocolo – pelo CEO do Grupo SIMAB, Rui Paulo Figueiredo – acontece no âmbito do lançamento da campanha deste ano, iniciativa que pretende «celebrar a importância dos mercados locais para as comunidades, cidades e municípios da Europa e do Mundo».

A par da SIMAB, que já coordena esta campanha em Portugal desde o início do ano, circunstância em que convidou à adesão de todos os mercados locais, subscrevem este memorando na capital grega outras doze estruturas homólogas, entre elas o Mercabarna (Barcelona), Charve (Bélgica), Silesia Wholesale Flower Market (Polónia), MAST (Irlanda), FFMIN (França) e o Uttarakhand Agriculture Produce (Índia).

Para além daqueles que marcam presença no ato oficial, confirmaram a sua adesão à campanha “Love Your Local Market” mais de duas dezenas dos principais mercados mundiais e estruturas gestoras de redes de mercados, como por exemplo a ABRACEN (Brasil), Mercasa (Espanha), Semaco (França), Mercado de Joburg (África do Sul), RUNGIS (Paris, França), Link Management Limited (Hong Kong), Mercado del Patio (Rosario, Argentina) ou Mercado Norte (Santa Fé, Argentina).

«Os parceiros deste “memorando” querem promover os mercados abastecedores e retalhistas de maneiras diferentes e propõem-se partilhar experiências e conhecimento, trabalhando juntos para obter benefícios mais amplos», lê-se no documento.

De acordo com o memorando, ao “comité de ligação” da campanha “Gosto do Meu Mercado”, coordenado internacionalmente pela WUWM, compete incentivar o diálogo e o fluxo de informação referente à promoção dos mercados junto das suas comunidades envolventes, reforçando a sua dinâmica e potenciando a sua atratividade.

A campanha – que decorre particularmente no mês de maio e tem já 19 países aderentes – escolheu para a presente edição o tema “Mercados: perto do seu coração”, iniciativa com que pretende cativar os mais novos para estes espaços comerciais, seja enquanto clientes, seja igualmente como jovens comerciantes.