FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Roteiro 2030 com a visão e compromisso para embalagens sustentáveis

A ACE, The Alliance for Beverage Cartons and the Environment, juntamente com os seus associados, a SIG Combibloc, a BillerudKorsnäs, a Elopak, a Stora Enso e a Tetra Pak, definiram a visão da indústria para o futuro: criar embalagens mais sustentáveis para uma cadeia de abastecimendo de alimentos, renovável, circular a positiva em emissões de CO2.

embalagens

Através do roteiro para 2030, a indústria compromete-se em agir em todas as fases da cadeia de produção, desde o abastecimento sustentável ao impacto no meio-ambiente e à reciclagem. Os objetivos passam por conseguir uma taxa de recolha de 90% e de reciclagem de 70% até 2030 para embalagens ECAL, mas também promover a descarbonização da cadeia de valor da indústria em 1,5 o C, em linha com o consenso científico.

Assim, e em linha com a visão dos membros da ACE, em 2030 todos as embalagens para bebidas serão:

• Feitos apenas com material reciclado ou reutilizado
• Totalmente reciclados e recicláveis
• Feitos inteiramente de matérias-primas de origem sustentável
• As embalagens com menor pegada de carbono

Para Annick Carpentier, directora-geral da ACE: «O setor estabeleceu objectivos ambiciosos para os próximos dez anos. Queremos continuar a manter um diálogo com os decisores da UE para assegurar a criação de quadros regulatórios que permitam apoiar o caminho da indústria em tornar as embalagens ECAL a escolha mais sustentável para o presente e o futuro».

As embalagens ECAL são uma solução reciclável que protege alimentos e bebidas, permitindo que o seu uso e transporte sejam seguros e prevenindo o desperdício alimentar. Com o compromisso e objetivos assinalados no roteiro para 2030, a indústria pretender contribuir activamente para que as ambições do Green Deal da UE, no que diz respeito às embalagens, sejam cumpridas, especificamente, em áreas como neutralidade climática, economia circular, biodiversidade e resiliência em sistemas alimentares e nunca comprometendo a segurança e saúde dos consumidores.

«O setor continua a investir em inovação e novas tecnologias para aumentar a reciclagem de embalagens de cartão para alimentos líquidos e precisa de uma estrutura política que continue a apoiar os nossos investimentos e inovação na próxima década», refere Annick Carpentier.

Os membros da ACE delinearam resultados claros e irão apresentar relatórios regulares sobre o progresso geral do roteiro e, caso não existam, vão criar, desenvolver e adaptar métricas, em parceria com terceiros. O roteiro para 2030 está disponível no site da ACE.

FONTE: Wisdom Consulting