FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugueses registam aumento na reciclagem de resíduos de embalagens

Entre janeiro e junho de 2023, os portugueses reciclaram mais de 220 mil toneladas de resíduos de embalagens de Vidro, Plástico, Papel e Cartão, Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos, Aço, Alumínio e Madeira. Segundo os dados oficiais do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), a reciclagem realizada no primeiro semestre de 2023 correspondeu a um aumento de 2,6% relativamente ao período homólogo de 2022.

O aumento absoluto da quantidade das embalagens enviadas para reciclagem por via da recolha seletiva, no primeiro semestre, equivale a cerca de 5.538 toneladas, das quais 761 correspondem a Vidro, 467 a Plástico e 4 236 a Papel e Cartão.

A Novo Verde é uma das entidades gestoras de resíduos de embalagens que pertence ao SIGRE, e que, através das suas várias iniciativas, pretende sensibilizar e educar a população portuguesa para a importância do correto encaminhamento dos diferentes tipos de resíduos de embalagem.

Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens podem ser conhecidos no site da Novo Verde.  

Pedro Simões, Diretor Geral da Novo Verde, refere que “a importância da reciclagem de embalagens está cada vez mais presente na vida dos portugueses. É necessário continuar a apostar na prevenção, sensibilização e na educação para que não se perca o foco do cumprimento das ambiciosas metas de reciclagem e de valorização previstas para 2025 e 2030. Temos o dever de garantir e cumprir de uma forma sustentável este nível de reciclagem de embalagens”.

A Novo Verde tem apostado cada vez mais em ações de sensibilização e educação mais próximas do público, e em contextos diversos. Reforça a importância da sensibilização para a correta separação dos diferentes tipos de embalagens para reciclagem e pretende incentivar a população a descartar corretamente este tipo de resíduos. No primeiro semestre de 2023, estas ações passaram por campanhas tais como as “Conversas com Energia”, fórum de Sensibilização discussão e debate entre oradores de renome e escolas convidadas; a presença em festivais de referência, como o Primavera Sound Porto, onde a Novo Verde, esteve numa posição privilegiada no contacto com grupos-alvo e o Festival MED.

A presença no programa de televisão “Querido Mudei a Casa”, vem reforçar a determinação da entidade gestora em chegar a um público mais massivo.

Todas as campanhas e ações de sensibilização da Novo Verde podem ser acompanhadas no Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como no site da entidade gestora de resíduos de embalagens.