FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal vai representar 30% do público internacional na Hispack 2024

Portugal será o país líder em número de visitantes internacionais da Hispack, prevendo-se que represente 30% do total de público estrangeiro da feira de embalagem, que arranca a 7 de maio na Fira de Barcelona. De igual modo, nove empresas portuguesas, principalmente dos sectores dos materiais, embalagens industriais e embalagens primárias, participam como expositoras na Hispack com o objetivo de expandir as suas vendas no mercado espanhol.

Este ano, estima-se que quase um milhar de profissionais portugueses do sector da embalagem se desloquem à Barcelona para descobrir a oferta dos fabricantes e distribuidores espanhóis de tecnologia de embalagem, processamento e transformação, bem como de materiais e elementos de embalagem. De acordo com dados da AMEC, Portugal é o sexto país de destino das exportações espanholas de maquinaria de embalagem, com números que não param de crescer desde 2020. A versatilidade, qualidade, inovação e serviço pós-venda das soluções de embalagem espanholas são muito apreciadas no mercado português.

Hispack, a chave para o mercado espanhol

Ao mesmo tempo, nove empresas portuguesas (mais dois do que em 2022) juntam-se este ano à lista de expositores da Hispack em busca de novos contactos comerciais no mercado espanhol. Praticamente todas elas estão nos sectores da Embalagem Industrial, Embalagem de Marca e Premiumpack. São elas a Epoli Espumas de Polietileno, Imporcash, , Litel Litografia e Embalagens, Lival - Art Embalagem, Lanema Group, Multisac Embalagens Flexiveis, Polivouga, Sie e The Navigator Company.

A Hispack é, há mais de 40 anos, a feira líder do sector em Espanha e uma das mais importantes do calendário europeu de feiras da indústria da embalagem. Este ano realizar-se-á de 7 a 10 de maio e contará com mais de 720 expositores de 28 países e 1.250 marcas representadas no centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona. Espera-se a presença de mais de 27.000 profissionais, 10% dos quais internacionais.

60% da oferta da Hispack corresponde a equipamentos e máquinas para processamento, embalagem, engarrafamento, fabrico de embalagens, codificação, etiquetagem e marcação, automação, robótica e logística. Os restantes 40% dos expositores, por sua vez, apresentam matérias-primas e materiais para embalagens, recipientes e embalagens, e elementos de POS para vários sectores industriais e de consumo, bem como para a distribuição, comércio eletrónico e retalho.

De igual modo, 70% da oferta da Hispack é espanhola e os restantes 30% são internacionais. A Turquia é o país estrangeiro com mais expositores (62), seguida da Itália (39), China (31), Alemanha (23), França (16), Holanda (9), Portugal (9) e Reino Unido (6). A lista de expositores inclui ainda empresas da Polónia, Bélgica, EUA, Egipto, Grécia, Marrocos, Argélia, Áustria, Canadá, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, Malásia, México, Japão, Letónia, Taiwan, São Marino e Singapura.

O diretor da Hispack, Xavier Pascual, sublinha: "As oportunidades do mercado espanhol e as suas taxas de crescimento contínuo são os principais atractivos para as empresas internacionais que participam na Hispack, bem como a ligação da feira com a América Latina e os países mediterrânicos devido à sua proximidade cultural e geográfica, respetivamente".

Quase 90% dos visitantes da Hispack provêm de Espanha. Na secção internacional, Portugal é o país que trouxe mais profissionais em 2022, seguido de Itália, França, Alemanha, Marrocos, Turquia, Chile, México, Colômbia e Reino Unido.

Como novidade, com o objetivo de promover reuniões de negócios com profissionais de potenciais mercados com projetos de investimento específicos, a Hispack centra o seu programa de compradores convidados no México, Polónia, Marrocos e Tunísia, quatro países de interesse para as exportações espanholas. Paralelamente, a Hispack apresentará o Japão como um mercado de oportunidade para a indústria europeia de embalagens. Neste sentido, acolherá a visita de uma delegação japonesa e dedicará o dia 9 de maio à apresentação de casos de sucesso e à promoção do networking entre empresas europeias e japonesas, com vista a ativar canais de troca de informação e cooperação internacional.

IBC, ponto de encontro para visitantes internacionais

Para melhorar a experiência dos visitantes internacionais, a Hispack irá instalar o International Business Centre (IBC) no Hall 3 do centro de exposições como um ponto de receção com serviços específicos e uma agenda própria de actividades.

No IBC, os visitantes internacionais poderão receber aconselhamento personalizado sobre os fornecedores espanhóis mais adequados para desenvolver os seus projectos; assistir a conferências sobre mercados potenciais e à apresentação de casos de sucesso tanto de fabricantes espanhóis (Why Spanish Solutions) como de fabricantes internacionais (Best in class); realizar entrevistas com expositores; participar num encontro de negócios (Brokerage Event) com reuniões rápidas para encontrar fornecedores, colaboradores ou trocar experiências; e realizar visitas guiadas temáticas à feira, entre outras propostas.