Politécnico de Viana premiado com projetos na área alimentar

Duas equipas constituídas por estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura de Ciência e Tecnologia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (ESTG-IPVC) arrecadaram o primeiro e terceiro lugar do prémio Ecotrophelia Portugal 2017.

viana do castelo

A cerimónia de entrega de Prémios do Ecotrophelia Portugal 2017, uma competição inédita em Portugal, decorreuo na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

O projeto vencedor (Salamar) foi defendido pela equipa “As Vianenses” apresentou-se com um salame do mar, uma alternativa saudável à charcutaria Portuguesa, constituído por peixe capturado nas águas frias do Atlântico e por legumes frescos.

A equipa vencedora, a Salamar, vai representar Portugal na competição europeia e arrecadou um prémio no valor de 2.000 euros, juntamente com 2.000 euros em serviços de consultoria fornecidos pela Market Access.

A equipa do Politécnico de Viana prepara-se já para o próximo passo, ou seja, a representação nacional em Londres, no Ecotrophelia Europa, a 21 e 22 de novembro, na Food Matters Live.

Para além do primeiro lugar o Politécnico de Viana do Castelo arrecadou a terceira posição com o projeto Alpha Roba. As estudantes apresenataram-se na competição com um creme de culinária inovador 100% vegetal que confere uma textura cremosa ao prato sem gordura adicional. Uma fonte proteica preparada apenas com ingredientes portugueses sustentáveis

O Prémio Ecotrophelia Portugal 2017 é coorganizado pela PortugalFoods e pela Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares (FIPA) e pretende premiar produtos alimentares eco-inovadores desenvolvidos por equipas de estudantes universitários que se revelem empreendedoras no setor agroalimentar.

No término desta primeira edição, Portugal junta-se aos restantes 15 países que já realizam esta competição de inovação alimentar, reunindo estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor. O próximo passo é a representação nacional em Londres, no Ecotrophelia Europa, a 21 e 22 de novembro, na Food Matters Live.