FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Perda de água em frutas e vegetais

Por: António Santos | Engenheiro Mecânico Térmico

frutas

O armazenamento das frutas e vegetais com recurso aos métodos de conservação pelo frio origina uma perda de água nos produtos que tem onsequências na sua qualidade.

O controlo das condições internas das câmaras é uma medida fundamental para controlar esta perda de água.

Neste trabalho apresenta-se os factores principais associados à perda de água em frutas e vegetais, os mecanismos físicos que regulam a perda por transpiração, e uma forma associada para a sua estimativa.

Apresenta-se também os resultados de um cálculo para diversos produtos numa camara frigorifica com condições ambientais típicas (0 ºC e 90%); e por último as medidas normalmente adotadas para evitar a perda de água durante o armazenamento em câmara.

Perda de água e fatores relacionados

A água é o componente que existe em maior quantidade no interior das frutas e vegetais (cerca de 87%).

A sua perda refle­te-se numa redução de peso, cujos valores acima dos 3 a 5 %, após a sua colheita, originam aparências pouco atrativas que reduzem o valor comercial e a qualidade do produto.

A perda de água nos produtos ocorre de forma natural desde os tecidos internos para o meio envolvente exterior, pelo chamado processo de transpiração, ou devido a danos mecânicos, que in­duzem ao produto uma perda de fluido.

Associado à transpiração estão os fato­res biológicos do produto, que regulam o transporte da água até à superfície da pele, e os fatores externos ou ambientais, que regulam o transporte desde a superfí­cie da pele para o ar exterior.

(Continua)

Aceda ao artigo na íntegra na edição n.º 8 da edição impressa da Revista TecnoAlimentar.

Solicite a edição ou a assinatura através do seguinte email: marketing@tecnoalimentar.pt.

Saiba mais aqui.