Panificação: grupo francês expande negócio

A multinacional francesa que fornece o setor de panificação Lesaffre adquiriu duas empresas no final de 2016, situadas em Espanha e no Reino Unido.

A fornecedora global de leveduras e fermentação presente em Portugal há mais de 70 anos comprou a espanhola Tecno Bakery e a britânica LFI Tollblend Ltd. As aquisições fazem parte da atual estratégia de expansão da multinacional no mercado dos produtos de padaria (massa levedada) e ingredientes para a indústria da panificação na Europa Ocidental.

Presente na indústria da panificação há mais de 150 anos com marcas como Fala, L’Hirondelle, Levamax e Hercules, o grupo familiar francês pretende assim «colocar maior ênfase nos ingredientes e na massa fermentada na oferta do mercado da panificação», explica a empresa, em comunicado.

Os produtos da Tecno Bakery, com sede na cidade espanhola de Barcelona, estão também presentes em Portugal há vários anos, especialmente no setor de farinha e moagem.

A empresa comprada é «especializada na produção de melhoradores e corretores com base em enzimas para a moagem de farinha e tem uma unidade de produção e um laboratório».

O grupo francês detém uma subsidiária para a Península Ibérica, cuja faturação em 2015 foi de cerca de 45 milhões de euros. Conta com 125 funcionários e uma rede de distribuição em Espanha e Portugal.