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Revista TecnoAlimentar

Nuts Branding conquista para Portugal o prestigiado prémio de Design Red Dot 2023 com packaging sustentável da Salmarim

Patricia Conde, CEO e diretora criativa da NUTS Branding, e Jorge Raiado, CEO da Salmarim, subiram ao palco do Teatro Konzerthaus, em Berlim, no passado dia 3 de novembro para receber o prémio “Best of the Best”, Brands & Communication, na categoria de packaging, dos Red Dot Design Awards, um dos concursos internacionais de design mais prestigiados do mundo.

O galardão distinguiu cinco referências de Flor de Sal da nova coleção “Elements” da marca Salmarim: Natural (flor de sal natural); Fogo (flor de sal e malaguetas); Coração (flor de sal e tomate coração de boi do Douro); Algarve (flor de sal e tângeras do Algarve) e Violeta (flor de sal com violetas escarchadas e figos secos do Algarve, uma cocriação com a perfumista Cláudia Camacho).

As cinco embalagens portuguesas encontram-se, agora, em destaque na exposição "Best Brands & Communication Design - Red Dot Winners Selection 2023", no Museum für Kommunikation (Museu da Comunicação) em Berlim, na qual se apresentam as últimas tendências do design internacional e onde estão expostos os prémios mais importantes do Red Dot Award: Brands & Communication Design 2023.

Para o packaging desta nova coleção, a agência criativa Nuts, especializada em marcas de gastronomia e turismo, criou um design simples com linhas contemporâneas e depuradas, com foco na sustentabilidade ambiental, na escolha dos materiais selecionados e na responsabilidade social, nomeadamente na escolha de artesãos e indústrias tradicionais envolvidas na produção.

Todos os materiais utilizados no novo packaging são portugueses ou produzidos em Portugal e foram concebidos e selecionados com este propósito. A começar pela cortiça, que é um material ecológico e bastante resistente, com uma longevidade ilimitada, para além de ser um material autóctone e de ser um dos maiores legados identitários de Portugal.

O vidro reciclado foi outra das grandes apostas destas novas embalagens, proveniente da indústria vidreira tradicional e foi escolhido com o propósito de apoiar esta atividade.

O papel utilizado nos rótulos é um papel fine paper reciclado, ecológico, de origem controlada e com certificação FSC (Forest Stewardship Council, sistema internacional de certificação florestal que permite identificar fontes responsáveis de madeira, papel, cortiça e outros produtos de base florestal). Cada folha é única devido ao processo envolvido no seu fabrico, as manchas e salpicos no papel são "lascas de madeira" naturais que permitem o toque orgânico que a agência pretendia.

O design e os elementos gráficos foram pensados para reduzir ao máximo a área de impressão e a quantidade de tinta utilizada na produção dos rótulos para se obter um design mais sustentável.

Nas palavras de Patrícia Conde, CEO da Nuts Branding, este prémio “honra não só cerca de três anos de trabalho (com estudos de vários protótipos de caixas, diversas maquetes, visitas a vários produtores de cortiça e de vidro de norte a sul do país) mas também a qualidade deste produto excepcional. Acreditamos que este prémio marca uma nova etapa na vida da Nuts e da Salmarim!”

Para Jorge Raiado, responsável da marca Salmarim, “este galardão representa o culminar de um sonho, ir além do produto, reconhecer a qualidade através do design, sem selos. O sal é tido como um produto barato, sem valor. Este é um dos meios de valorizar e trazer reconhecimento ao produto”.

Atualmente, a coleção “Elements” cresceu, sendo constituída por mais sete referências: Ar (flor de sal fumada); Sea (flor de sal com algas; Terra (flor de sal com pimenta Timut); Cristal (flor de sal com cristais de sal selecionados); Perfume (flor de sal com baunilha); Ouro (flor de sal com ouro comestível) e Solo (flor de sal com trufa). Sazonalmente irão surgir novos elementos nesta coleção.

A partir do mês de novembro a nova coleção “Elements” pode ser adquirida na loja online no site da marca Salmarim (www.salmarim.com/pt) e nas lojas da Vida Portuguesa.