FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novos rolos da igus: leves, duráveis e com conformidade alimentar

Rolos com rolamentos de esferas em conformidade com a FDA poupam mais de 60% de peso em comparação com as soluções em aço inoxidável.

igus

Para rolos-guia e rolos para transportadores, a igus desenvolveu uma solução composta por rolamentos de esferas em polímero e um tubo, agora disponível num design leve e em conformidade com a FDA.

Os rolos para utilização na indústria de rotulagem, embalagem ou na indústria alimentar são compostos por um tubo em PVC com dois rolamentos de esferas de flange nas extremidades, fabricados em xirodur B180, resistente ao desgaste e com esferas em aço inoxidável.

Sob a marca xiros, o especialista em motion plastics igus desenvolveu rolamentos de esferas em polímero isentos de manutenção e, sobretudo, isentos de lubrificação. Esta é uma vantagem decisiva, em particular na indústria alimentar e de embalagens, visto não existir risco de contaminação. Uma novidade na gama de produtos são os rolos, composto por um tubo azul em PVC e dois rolamentos de esferas de flange em xirodur B180 com esferas de aço inoxidável.

«Todos os componentes utilizados nestes novos rolos estão em conformidade com a FDA», explica Marcus Semsroth, diretor dos rolamentos de esferas em polímero xiros na igus.

«A partir de agora disponibilizamos esta solução de rolos em dois tamanhos de instalação, com diâmetros exteriores de 50 e 63 milímetros respetivamente».

Estes rolos leves estão disponíveis na igus com comprimentos de 100 a 1000 milímetros.

Rolos em plástico poupam energia de acionamento

Em comparação com os rolos em aço inoxidável, os rolos em plástico de qualidade alimentar pesam apenas um terço do peso, o que, por sua vez, reduz a energia de acionamento necessária para a rotação dos rolos, como por exemplo, no guiamento de película. Além disso, os rolamentos de esferas xiros de funcionamento a seco têm um menor nível de fricção do que os rolamentos de esferas metálicos com lubrificação, visto que as esferas não precisam de superar a resistência do lubrificante. Aqui possuem a vantagem de rolarem muito mais facilmente do que os rolamentos de esferas metálicos.

xiros: grande gama de rolamentos de esferas em plástico

Desde 2008, a igus desenvolveu uma vasta gama de rolamentos de esferas de polímero sem lubrificação, prontos a usar numa ampla variedade de aplicações.

A vida útil dos rolamentos de esferas xiros pode ser calculada numa ferramenta online, introduzindo os parâmetros da respetiva aplicação. Os designs mais usados são os rolamentos de esferas de acordo com norma DIN 625, à semelhança dos rolamentos de esferas metálicos disponíveis no mercado.

Outros tipos são, por exemplo, rolamentos de esferas axiais, rolamentos multiaxiais, anéis rotativos com esferas ou esferas de transferência em polímero.