FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo transportador de paletes inteligente da Interroll aumenta o desempenho na logística de produção

 Atualmente, não é o desempenho das máquinas de produção modernas, mas sim o fornecimento do seu material, que promete o maior potencial para novos aumentos de produtividade nas empresas industriais. Com o novo transportador de paletes inteligente (SPM), a Interroll lançou uma solução premiada que pode ser adaptada como um sistema de gestão de paletes modular e flexível para satisfazer um vasto leque de requisitos de aplicação em ambientes de produção industrial.
 

As vantagens do Transportador de Paletes Inteligente para os clientes e utilizadores são impressionantes: agora, é finalmente possível automatizar os processos de trabalho em frente à produção das máquinas para evitar atividades manuais em áreas críticas para a segurança e gerir o fluxo de trabalho das paletes através de um armazenamento, classificação, sequenciação e transporte no momento certo para reduzir significativamente o tempo de inatividade das máquinas, otimizando o retorno do investimento (ROI) das células de produção da máquina. Isto não só elimina as dispendiosas interrupções de produção para fornecimento de material às máquinas, mas também o risco de acidentes durante a operação. Desta forma, é possível aumentar a produtividade em até 30% em comparação com a operação manual.

O complemento ideal para sistemas de transporte autónomos

O Transportador de Paletes Inteligente é uma solução de gestão de paletes para automatizar o transporte de paletes nas proximidades de máquinas de produção e para processos de recolha e sequenciação relacionados com a produção, podendo igualmente ser usado em ambientes da Indústria 4.0. O SPM foi desenvolvido para o transporte, classificação e armazenamento de caixas ou paletes com um peso de até 1000 quilos. Trata-se de um sistema de gestão de materiais móvel e de acionamento autónomo que pode ser utilizado, por exemplo, como um complemento ou substituto economicamente rentável para empilhadores ou veículos guiados automaticamente (AGV).

A solução Transportador de Paletes Inteligente é composta por vários módulos. No centro da solução encontra-se uma unidade móvel (SM1000 Mover) que move paletes posicionadas sobre secções de transporte não motorizadas por baixo das quais se desloca. Um carro de transferência (SM2000 Transfer Car) que se desloca num carril permite transportar paletes entre secções paralelas do transportador.

"Com esta solução de plataforma, única do mercado a nível global, estamos a explorar o enorme potencial de produtividade oferecido pela automatização da gestão de paletes relacionada com a produção para os nossos clientes e utilizadores. Uma prática ferramenta 3D online, o Configurador de Layout e Simulador de Fluxo de Paletes do SPM, permite configurar sistemas rápida e facilmente, bem como simular a operação planeada num computador", explica Jens Strüwing, Vice-Presidente Executivo de Produtos e Tecnologia da Interroll. 

 A flexibilidade desta solução inovadora, a utilização de tecnologias comprovadas e um período de retorno do investimento muito curto permitem aos utilizadores aumentar significativamente a sua competitividade. Tal como todos os produtos da Interroll, o Transportador de Paletes Inteligente é extremamente fácil de instalar, operar e manter. A solução modular plug-and-play pode assim ser colocada em funcionamento sem longas interrupções da produção, mesmo durante projetos de modernização. As capacidades de ligação em rede baseadas em padrões de dados globais como REST API e JSON garantem a máxima compatibilidade e facilidade de utilização. Os módulos transportadores podem ser reconfigurados muito facilmente, se necessário, e suportes ajustáveis em altura permitem que o sistema seja instalado mesmo em pisos irregulares.

 

Vencedor do Prémio Red Dot e nomeado na categoria "Melhor em Logística" para o Prémio IFOY

Antes do lançamento oficial no mercado, a nova solução já tinha ganho dois prémios reconhecidos a nível internacional. Por exemplo, o Transportador de Paletes Inteligente venceu o Prémio Red Dot, Design de Produto 2021, pela sua qualidade de design e nível de inovação excecionais. Ao mesmo tempo, a solução foi selecionada pelos especialistas independentes do International Intralogistics and Forklift Truck of the Year Award (Prémio IFOY), em março de 2021, como finalista deste prémio de intralogística reconhecido a nível global.

Com esta nova oferta, a Interroll tem em consideração o facto de os gestores de produção se concentrarem cada vez mais na gestão de materiais, como demonstra, por exemplo, o estudo "Logística de produção em empresas de média dimensão", publicado pela Interroll no ano passado: o nível médio de automação do transporte interno de material nas empresas inquiridas era de apenas 53%. Praticamente uma em cada dez empresas (9%) tinha um nível de automação inferior a 25%.
 

Flexível e de instalação rápida e fácil: o Transportador de Paletes Inteligente (SPM) constitui um conceito inovador para aumentar a produtividade no que se refere a logística de produção. 

É possível ver um vídeo da nova solução (basta colocar play)

 Mais informações: https://info.interroll.com/manufacturing-logistics#slide-1