FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

MORE dinamiza projeto para potenciar a região do Mediterrâneo com novos produtos de base vegetal

O MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, encontra-se a desenvolver o projeto “LOCALNUTLEG – Desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal e de valor acrescentado através da promoção de variedades locais mediterrânicas de leguminosas e frutos secos”.

O projeto pretende desenvolver produtos alimentares ligados à cultura gastronómica mediterrânica que possam providenciar o máximo de nutrientes e compostos bioativos e simultaneamente promover a dieta mediterrânica, reconhecida mundialmente como uma das mais benéficas para a saúde. Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é capacitar os setores dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo com uma marca registada (Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP)) ou identidade autóctone através do desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal com valor acrescentado, de forma a recuperar a atratividade da dieta mediterrânea.

Para além disso, este projeto foca-se em cinco aspetos essenciais, nomeadamente:

- Providenciar um portfólio completo com os aspetos nutricionais e bioquímicos das leguminosas e frutos secos com DOP/IGP/identidade autóctone de Espanha, França, Itália, Israel, Marrocos, Portugal e Turquia;

- Desenvolver produtos alimentares de base vegetal inovadores e saudáveis nomeadamente, análogos de produtos lácteos, produtos de panificação e massas com farinhas alternativas, produzidos a partir de leguminosas e frutos secos, e refeições tradicionais prontas a consumir;

- Aumentar o alcance dos produtos mediterrânicos locais à base de legumes e frutos secos;

- Desenvolver uma estratégia de comercialização e exploração para todos os novos produtos desenvolvidos;

- Promover os benefícios para a saúde dos produtos estudados.

O projeto LOCALNUTLEG reúne um consórcio internacional composto por oito entidades - Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França, Israel, Turquia e Marrocos, envolvendo organizações, institutos, universidades, associações e empresas. Este projeto teve início em maio de 2021 e terá uma duração total de 42 meses.

O coordenador deste projeto é o IRTA - Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries (Espanha). O MORE é um dos parceiros do projeto, responsável pelo comité de inovação. Nesse sentido, o MORE irá conduzir uma disseminação e comunicação eficiente dos resultados do projeto no âmbito da comunidade científica, assim como em mercados relevantes com perspetivas económicas, de forma a maximizar a exploração dos resultados. Para além disso, estará envolvido na formulação de um novo produto à base da castanha da Terra Fria.

O projeto LOCALNETLUG vai ao encontro daquela que é a Missão do MORE, na promoção do desenvolvimento das regiões de montanha, através da valorização dos seus produtos endógenos, capaz de gerar inovação, o desenvolvimento de novos produtos, em estreita cooperação com os parceiros internacionais” – afirma Andrey Romanenko, Diretor Executivo desta Associação.

O projeto é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.