FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

MORE CoLAB disponibiliza booklet sobre características únicas dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo em 10 línguas

O MORE CoLAB começa a apresentar os seus projetos inovadores para 2023 e um deles – o booklet do projeto LocalNutLeg – está já a derrubar as barreiras linguísticas na Dieta Mediterrânica, mas quer ir mais longe.

O MORE CoLAB, cuja atividade se centra na promoção o desenvolvimento das regiões de montanha, com foco na montanha mediterrânica, está a aproximar os consumidores e entusiastas de diferentes pontos do globo daquela que é considerada uma das dietas mais saudáveis ao disponibilizar informação acessível a todos sobre frutos secos e leguminosas locais. Esta informação, que conta com uma forte componente gráfica e linguagem simplificada, inclui características únicas das culturas, história, locais de origem (Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP)), características distintivas dos processos de produção (técnicas de colheita), gastronomia e propriedades nutricionais e funcionais.

Integrado no projeto LocalNutLeg – Desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado à base de plantas através da promoção de variedades Mediterrânicas locais de frutos secos e leguminosas, este livro digital, de consulta e download gratuitos aqui está atualmente disponível em português, inglês, espanhol, catalão, italiano, alemão e francês. Brevemente, vai ser possível conhecer a elevada biodiversidade e disponibilidade dos frutos secos e leguminosas da região do Mediterrâneo também nas versões em hebraico, turco e árabe.

“Com este livro o nosso objetivo é dar enfoque à importância de comunicarmos de forma acessível. O booklet não é um trabalho exaustivo ou descritivo, procura antes, de uma forma intuitiva, comunicar a biodiversidade e qualidade dos recursos vegetais, neste caso dos frutos secos e leguminosas que existem no Mediterrâneo”, afirma Alexandre Gonçalves, diretor de inovação do MORE CoLAB. “A nossa expectativa é que o booklet do LocalNutLeg estimule os leitores e os ajude a conhecerem melhor o que os produtos locais têm a oferecer”, acrescenta.

O projeto LocalNutLeg tem como objetivo primordial desenvolver produtos alimentares ligados à cultura gastronómica mediterrânica que possam providenciar o máximo de nutrientes e compostos bioativos e simultaneamente promover a dieta mediterrânica, reconhecida mundialmente como uma das mais benéficas para a saúde.

Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é capacitar os setores dos frutos secos e leguminosas do Mediterrâneo com uma marca registada (Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP)) ou identidade autóctone através do desenvolvimento de produtos alimentares de base vegetal com valor acrescentado, de forma a recuperar a atratividade da dieta mediterrânica.

O LocalNutLeg reúne um consórcio internacional composto de oito entidades – Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França, Israel, Turquia e Marrocos, envolvendo organizações, institutos, universidades, associações e empresas. O coordenador deste projeto é o IRTA - Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries (Espanha) e o MORE CoLAB é um dos parceiros, responsável pelo comité de inovação.