Mercadona e Associação Portuguesa de Celíacos assinam acordo de colaboração
A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca e, para o reforçar, a empresa assinou um acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC).
Este acordo visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de capacitar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com esta colaboração, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional.
A Mercadona trabalha para oferecer uma ampla variedade de produtos, em todas as categorias, com a máxima segurança alimentar, e a melhor qualidade, ao preço mais baixo possível, seja com ou sem glúten. Para isso, sempre que a Mercadona define um produto procura que este seja sem glúten, eliminando ou substituindo os ingredientes ou aditivos que o contenham, ou até fornecedores que tenham fábricas exclusivas para a produção de alimentos sem glúten.
Desde o ano 2000 que a Mercadona deu início à relação com associações de celíacos para definir um sortido destinado também a estes consumidores. Desde então, foram vários os projetos nos quais esteve envolvida, como a participação em congressos, edições de livros sobre esta temática, brochuras entre outros projetos. Atualmente, a Mercadona possui em Portugal uma ampla variedade de produtos sem glúten, contando com cerca de 750 produtos livres desta proteína no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo. Desde 2005 a empresa utiliza este selo que simplifica o ato de compra dos doentes celíacos.
Mafalda Carvalho, Presidente da Associação Portuguesa de Celíacos, destaca que «sendo objetivos principais da APC a divulgação da Doença Celíaca, e assim alargar o número de diagnosticados, e também contribuir para aumentar a qualidade de vida dos celíacos, são fundamentais parcerias como a que acabámos de estabelecer com a Mercadona. Associamo-nos assim a uma cadeia de distribuição de grande relevo e que tem uma oferta muito diversificada de produtos alimentares aptos para celíacos, para além de todos aqueles que a natureza nos brindou como sendo naturalmente isentos de glúten».
Para Inês Santos, Diretora de Relações Externas Centro e Sul de Portugal, «o início desta colaboração com a APC é um passo importante para a Mercadona em Portugal, trata-se de uma comunidade que ouvimos com muita atenção em Espanha há 20 anos e com a qual temos trabalhado com o objetivo de sensibilizar a Sociedade para as especificidades da doença celíaca. Para a Mercadona, o “chefe” está em primeiro lugar e não podemos discriminar estes consumidores que precisam de produtos sem glúten e o nosso papel é oferecer um amplo sortido com a máxima qualidade ao melhor preço. É importante que as pessoas estejam informadas e saibam que existem soluções para uma alimentação rica e variada, independentemente do grau de intolerância ao glúten».
Estima-se que a doença afete 1 a 3% dos portugueses, sendo que 10 mil a 15 mil casos já foram diagnosticados, de acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). O número real de celíacos pode oscilar entre os 70 mil e os 100 mil casos, em Portugal, pois esta é uma doença “largamente subdiagnosticada”.