FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Longa Vida poupa 40 toneladas de plástico virgem em 2023

A utilização de plástico reciclado nas embalagens de Yoggi vai gerar uma poupança estimada de 40 toneladas de plástico virgem só durante o ano de 2023 em Portugal. Esta poupança é conseguida graças à incorporação de 10% de plástico reciclado na fabricação da garrafa de iogurte e representa uma redução significativa em relação aos dois anos anteriores, em que foram poupadas anualmente 28 toneladas de plástico só pela redução deste material.

A Longa Vida é pioneira na utilização de materiais circulares para embalagens alimentares, que apresentam a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, mas de forma mais sustentável, um compromisso da Lactalis-Nestlé. Para além disso, as garrafas são recicláveis.

Centrando a sua comunicação na sustentabilidade, Yoggi lança este verão a campanha “Praia mais sustentável de Portugal”, com o incentivo à recolha e reciclagem de plástico nos ecopontos Yoggi em praias do Norte, Centro e Sul.

O plástico reciclado resulta de uma tecnologia de ponta que permite dar nova vida a resíduos plásticos que até agora não podiam ser reciclados mecanicamente e que passam agora a poder ser utilizados para embalagens de uso alimentar. “Com esta nova solução tecnológica, é possível substituir anualmente cerca de 40 toneladas de plástico virgem por plástico reciclado nas embalagens de YOGGI comercializadas em Portugal”, explica Nuno Tavares, diretor geral da Longa Vida- Lactalis Nestlé Portugal. Este responsável adianta que “a meta é incorporar 50% de plástico reciclado (rPET) em todas garrafas de YOGGI até 2025. Com a nossa certificação ISCC, garantimos a nossa contribuição efectiva para uma produção sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico”.

A marca Yoggi é certificada pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification)*, um sistema de certificação rigoroso que apoia cadeias de abastecimento sustentáveis, totalmente rastreáveis, sem desflorestação e amigas do ambiente. A Certificação ISCC abrange biomassa agrícola sustentável, resíduos e detritos biogénicos, materiais renováveis não biológicos e materiais à base de carbono reciclados.