FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Jornada sobre o setor alimentar português revelam-se um sucesso

A cidade do Porto recebeu, na passada sexta-feira 13 de setembro, a jornada "Get in Touch with Spain" organizada pela Alimentaria em colaboração com o organismo Portugal Foods e a associação InovCluster, na qual foram analisadas as oportunidades de negócio das empresas portuguesas em Espanha. 

A sessão contou com a participação de 20 empresas portuguesas líderes da indústria alimentar. Durante o evento, que contou com diversas caras fortes da indústria, foram exploradas as oportunidades de negócio deste setor no mercado espanhol, tanto no canal de retail como no horeca. Além disso, foram apresentadas as possibilidades que a inovação espanhola no setor agroalimentar disponibiliza às empresas portuguesas.

Céline Pérez, diretora de projeto da Alimentaria, destacou que «Espanha e Portugal, como sócios comerciais prioritários, estão plenamente implicados em fomentar negócios entre as empresas da indústria da alimentação e bebidas de ambos os países. A Alimentaria trabalha para formar essas trocas comerciais, apoiando-nos na posição importante que Portugal ocupa no evento».

Portugal é o terceiro país recetor de produtos alimentares espanhóis, atrás da França e da Itália, com um montante de exportação que ascendeu a 3413 M€ em 2018. Do seu lado, segundo o FIPA (Federação das Indústrias Agroalimentares Portuguesas), Espanha voltou a ser, durante o ano passado, o primeiro destino de exportação de alimentos e bebidas portuguesas, com 1254 M€, o que representa 25% do total das vendas do setor para o estrangeiro. 

A Portugal Foods e a InovCluster já confirmaram a sua participação na Alimentaria 2020, que se realiza entre 20 e 23 de abril de 2020, na Fira de Barcelona.